Pplware

Blockchain: saiba em que consiste a tokenização

A tecnologia Blockchain é bastante promissora, oferendo características únicas. É verdade que nem tudo são vantagens, mas a evolução da tecnologia permitirá também ultrapassar desafios atuais. No âmbito desta tecnologia já ouviu falar em tokenização?


A Blockchain é uma tecnologia que funciona como um registo digital descentralizado e distribuído, usada para armazenar informações de forma segura, transparente e imutável. É composta por blocos de dados ligados que formam uma cadeia (daí o nome “blockchain”). No âmbito desta tecnologia há novos conceitos, novos termos e hoje falamos sobre tokenização.

A tokenização na blockchain refere-se ao processo de transformar um ativo real ou digital num token registado numa rede blockchain. Estes tokens podem representar praticamente qualquer coisa com valor, como imóveis, obras de arte, ações, moedas ou até direitos de acesso a serviços.

Um token pode representar ativos tangíveis, como imóveis ou carros, ou intangíveis, como dados, direitos de autor ou créditos de carbono.

Como funciona a tokenização?

No que diz respeito a tipos de tokens, existem vários. Há tokens de utilidade (Utility tokens) que oferecem acesso a serviços digitais, tokens de segurança (Security tokens) que representam um ativo financeiro e estão sujeitos a regulamentação, tokens de pagamento (Payment tokens), que são usados como moeda digital (ex.: BTC, ETH) e tokens não fungíveis (NFTs) que representam itens únicos (ex.: arte digital, colecionáveis).

Leia também…

Exit mobile version