Falar em moedas digitais, especialmente em Bitcoin, é falar em Blockchain. Pois, é a tecnologia que está por trás da criptomoeda. A tecnologia Blockchain começa a ser usada em muitos outros cenários e é possível também experimentá-la na sua própria máquina.
Hoje vamos aprender a criar o nosso próprio Blockchain para uso pessoal.
O Blockchain é um registo digital que é incorruptível e que pode ser programado para registar transações financeiras ou algo com valor virtual. Esta é uma tecnologia descentralizada, o que significa que não necessita de “servidores principais” que funcionem com autoridade para as transações. Cada nó num sistema tem uma cópia completa de todo o log, portanto, se um nó for diferente de todo o restante, há uma maneira clara de informar qual é o log “real”.
Imagine uma folha de cálculo do Excel que é duplicada milhares de vezes através de uma rede de computadores que está espalhada por todo o Mundo. Agora imagine que essa rede foi desenvolvida para ser atualizada regularmente e registar qualquer alteração que ocorra.
Pronto, aqui tem! Este é o conceito de Blockchain. Saiba mais aqui.
Criar o seu próprio Blockchain para uso pessoal
Uma das formas simples de criar o nosso próprio Blockchain é usando o MultiChain, a plataforma para criar blockchains. Para começar basta aceder à página do projeto e fazer download dos pacotes para o seu sistema. Idealmente deve ser instalado em dois servidores distintos para termos, no mínimo, dois nós (na rede).
Instalar o MultiChain no Linux
Para instalarem o MultiChain devem seguir os seguintes passos:
su (Inserir password root)
cd /tmp
wget https://www.multichain.com/download/multichain-2.0.2.tar.gz
tar -xvzf multichain-2.0.2.tar.gz
cd multichain-2.0.2
mv multichaind multichain-cli multichain-util /usr/local/bin (para acesso simples via CLI)
Em seguida executem o seguinte comando para testar o MultiChain. Será criado o ficheiro “~/.multichain/chain1/params.dat” No Windows o ficheiro params.dat é criado em “%APPDATA%\MultiChain\chain1\params.dat”
multichain-util create pplware-chainbb
Vamos agora inicializar o Blockchain. Para isso usem o seguinte comando:
multichaind pplware-chainbb -daemon
Como se pode ver, o servidor foi inicializado.
Para se ligar ao servidor, basta usar o endereço IP e porto definido.
Ligar-se ao servidor Blockchain através de outra máquina
Para se ligar ao servidor, devem usar o comando multichaind pplware-chainbb @ o endereço IP do servidor e o porto lógico.
multichaind pplware-chainbb@IP-ADDRESS:PORT
No primeiro nó, devem “autorização” a ligação do segundo nó.
multichain-cli multichaind pplware-chainbb grant ENDEREÇO connect
Por fim, voltem ligar-se através do segundo nó.
multichain-cli pplware-chainbb -daemon
E é isto! Como referimos a tecnologia tem muito potencial e num próximo artigo iremos explorar mais o MultiChain. Estejam atentos e, como sempre, qualquer sugestão é bem vinda.