Pplware

Hora do adeus? BlackBerry Messenger vai fechar as portas no dia 31 de maio

Se há serviços e marcas que representam momentos específicos da história recente, a BlackBerry é uma delas. Conhecida por todos, graças ao que oferecia, acabou por mudar muito nos últimos anos.

Um dos seus mais conhecidos serviços era o BlackBerry Messenger, que agora vai encerrar as suas portas. Será já a 31 de maio que o BlackBerry Messenger encerrará.


Os últimos anos foram tumultuosos para a BlackBerry. A incerteza que abalou a marca acabou por encontrar uma solução depois de várias empresas assumirem os seus serviços e até a sua oferta de smartphones.

Se no caso dos telefones a TCL assegurou a continuidade da marca, nos serviços a divisão foi ainda maior. Destes, o BlackBerry Messenger ficou entregue à Emtek, que o fez evoluir com parcerias com a Uber e até um serviço de vídeo chamadas.

E foi precisamente a Emtek que agora veio a público anunciar o fim do BlackBerry Messenger. Acontecerá já a 31 de maio deste ano e afetará todos os utilizadores do serviço gratuito. A versão enterprise deste serviço será mantida.

A justificação da Emtek para este passo difícil é simples e lógica. Com a profusão de novos serviços, similares e até mais completos, deixou de fazer sentido estar a manter esta oferta. Na verdade, o BlackBerry Messenger estava a perder utilizadores de forma acelerada.

Quem quiser continuar a usar esta oferta terá mesmo de saltar para o BBMe, a versão enterprise, que tem um custo de 2,5 dólares semestrais. Esta versão paga oferece a cifra de mensagens e o editar ou apagar de mensagens enviadas. Curiosamente, algo que muitos dos serviços gratuitos já oferecem.

Esta é mais uma das muitas peças do leque de ofertas da BlackBerry que é descontinuado. Esta foi uma das maiores empresas do ramo das telecomunicações móveis, mas que com o tempo acabou por perder a sua posição. Restam ainda alguns serviços, mas cada vez mais está focada nos smartphones, ainda que criados por terceiros.

Exit mobile version