Pplware

BitTorrent Surf – O BitTorrent integrado no Browser

Os novos paradigmas mostram que cada vez mais vamos estar a usar os nossos computadores dentro dos browsers, a aceder a serviços e aplicações web, sem termos de usar as aplicações nativas.

Cada vez mais este cenário está a acontecer e todos nós estamos a passar cada vez mais tempo dentro do browser. Quer seja para ler o email ou para usar a nossa suite de produtividade preferida. Chegou agora a vez de podermos usar também o BitTorrent, um dos mais conhecidos clientes de P2P.

A BitTorrent apresentou o Surf, a sua extensão para o browser da Google, o Chrome. Podemos agora fazer o download de todos os ficheiros que pretendermos sem sairmos de dentro do nosso browser favorito.

Esta extensão para Chrome chegou agora e está ainda numa fase inicial do seu desenvolvimento, mas dá já provas de que será este o futuro a ser seguido pela BitTorrent para disponibilizar o acesso à sua rede de partilha de ficheiros.

Com o BitTorrent Surf podemos fazer a pesquisa dos conteúdos que pretendermos directamente no browser e depois de escolhido o que pretendemos podemos iniciar de imediato o seu download.

As pesquisas podem ser feitas nos motores de pesquisa que adicionarmos ou nos que a extensão tem já disponíveis, e que são apenas o Google, o Bing ou o Yahoo. A adição de novos motores de busca é feita directamente na interface do BitTorrent Surf. A própria extensão alerta o utilizador para a detecção de um novo motor de busca e propõe a sua adição.

A interface que é disponibilizada no BitTorrent Surf é extremamente simples de usar e permite uma utilização rápida e intuitiva desta extensão.

No topo está disponibilizada a caixa de pesquisa onde podem colocar os elementos que pretendem encontrar. Depois de feita a pesquisa, os resultados são mostrados abaixo na mesma janela, que se expande para terem uma melhor visão dos resultados obtidos.

Para cada um dos resultados podemos ter acesso a informação sobre o ficheiro (tamanho, nome, localização), sobre a partilha (número de pessoas a partilhar, de pessoas a descarregar no momento, o total de downloads feitos) e a possibilidade de descarga do ficheiro.

Depois de iniciada a descarga dos ficheiros pretendidos estes passam a constar da zona de downloads do BitTorrent Surf. Aí é mostrada uma barra de progressão e o tempo estimado para o seu fim.

anterior próxima

O BitTorrent Surf traz integrado um sistema de alerta que notifica os utilizadores sempre que há uma qualquer alteração nos ficheiros que estamos a descarregar ou quando é detectado um novo possível motor de pesquisa.

Depois dos ficheiros descarregados podemos aceder-lhes directamente à sua localização em disco e executá-los no nosso sistema operativo.

Vejam no vídeo abaixo a forma como a BitTorrent apresenta o Surf e de que forma o podem usar no Chrome.

A BitTorrent pretende que o Surf seja uma forma de fazer avançar e simplificar a pesquisa e download de conteúdos na Internet. Ao trazê-lo para o browser esse passo é garantidamente dado.

Os planos da BitTorrent prevêem a disponibilização de uma versão do Surf para o Firefox e para outros borwsers actualmente disponíveis. A versão agora apresentada para o Chrome foi desenvolvida em apenas 6 meses e está numa fase ainda Alfa, sendo no entanto plenamente funcional.

Instalem o BitTorrent Surf e vejam a forma de melhorar as pesquisas e o download de conteúdos da Internet.


Download: BitTorrent Surf 0.5 Alfa
Homepage: BitTorrent Surf

Exit mobile version