A Microsoft tem tentado fazer crescer o seu motor de pesquisa, procurando que este sobressaia numa área onde a concorrência é muito forte. Não tem sido fácil, mas o Bing tem dado conta de si e as funcionalidades que tem apresentado têm sido razão para que muitos o escolham e utilizem.
Algumas dessas novas funcionalidades passam por fases de testes, para que a empresa de Redmond entenda se são ou não viáveis e se têm possibilidade de vingar junto dos utilizadores.
O Bing Saves é mais uma dessas experiências da Microsoft, que pretende dar aos utilizadores do Bing a possibilidade de guardarem os seus favoritos das pesquisas.
Com esta experiência, pelo menos para já está nesse estado, a Microsoft pretende avaliar qual o futuro desta funcionalidade. A capacidade de ter um conjunto de favoritos que podem ser coleccionados ao longo do tempo e que vão estar sempre disponíveis para os utilizadores.
O conceito em si não é novo e está disponível em vários serviços do género pela Internet, mas a Microsoft acredita que ao juntá-lo ao seu motor de busca lhe vai dar uma utilidade maior, por estar junto de uma fonte de informação privilegiada e muito utilizada.
Mas como quer que o Bing Saves seja muito mais que um simples conjunto de favoritos dentro do Bing, a Microsoft disponibilizou também a possibilidade de, a qualquer momento, adicionarem novos links, com o recurso a um simples atalho nos favoritos do Browser.
Por fim, e como forma de adicionar favoritos, o Bing Saves permite também que na sua interface de consulta possam adicionar novos links.
Para complementar a informação apresentada e guardada, o Bing Saves tem ainda disponível muito mais links que disponibiliza como fontes de informação que podem interessar aos utilizadores.
Estes dividem-se em três áreas distintas, para além da que o utilizador gere. Temos são os mais lidos e actuais, feeds públicos e temas associados a datas e dias comemorativos.
Os atalhos que podem usar fora do Bing estão disponíveis no Bing Saves (Salvar no Bing, Ver gravações no Bing) e permitem que tenham na barra de favoritos um atalho directo para guardarem novos favoritos no Bing Saves e também para acederem directamente ao próprio Bing Saves.
Para guardarem um novo endereço, durante as navegações na Internet, basta que cliquem nesse favorito estando na página que pretendem gravar. De imediato, e após a sua gravação no Bing Saves, é mostrada uma informação a indicar ao utilizador o seu sucesso.
Por fim, e na pesquisa do Bing, passamos a ter disponível um link junto de cada resultado que podemos usar para guardar directamente esse novo link.
Notem que o Bing Saves requer que tenham feito uma autenticação com uma conta Microsoft. Apenas dessa forma a informação que recolhem é guardada.
Esta é uma experiência interessante que a Microsoft está a desenvolver e que quando passar para o Bing como uma funcionalidade definitiva será certamente usada por todos os que o utilizam.
É perfeita para guardarem todos os links que vão encontrando na Internet e que querem aceder mais tarde, sem terem de os colocar nos vossos favoritos ou guardarem de outra forma.
Acedam ao Bing Saves e participem nesta experiência, mostrando que é viável e que será útil para todos os utilizadores do Bing.