Uma nova plataforma que permite aceder gratuitamente a livros digitais e audiolivros fica disponível, hoje, a partir das 15h, em todo o país. A iniciativa BiblioLED visa, entre outras coisas, “fomentar os hábitos de leitura”.
Para todos os utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), é disponibilizada, hoje, a biblioteca pública digital BiblioLED. Esta nova plataforma permite aceder gratuitamente a livros digitais e audiolivros, com títulos de ficção e não ficção, maioritariamente em língua portuguesa.
Permanentemente acessível, a BiblioLED pode ser acedida por meio de smartphones, tablets, leitores online e e-readers, a partir de qualquer lugar, em todo o país. Para maior personalização, é possível ajustar o modo de leitura, o tipo e o tamanho da letra, o espaçamento entre linhas e a cor do fundo.
De acordo com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a nova plataforma procura “fomentar os hábitos de leitura, promover serviços de qualidade nas bibliotecas municipais, promover a literacia digital e facilitar o acesso a livros digitais e audiolivros, em complemento ao serviço presencial já oferecido pelas 445 bibliotecas”.
Quais as regras de empréstimo de livros digitais e audiolivros?
Empréstimos: Pode ter emprestado, em simultâneo, dois livros digitais e um audiolivro. Pode usar a pré-visualização para avaliar o interesse no conteúdo antes de efetuar o empréstimo que, por regra, é de 21 dias.
Reservas: Caso o livro que pretende esteja já emprestado, pode efetuar a reserva de dois livros digitais e um audiolivro. Será notificado por e-mail quando o título estiver disponível.
Devoluções: Os empréstimos são devolvidos automaticamente no fim do período estipulado. Se terminar a leitura, pode devolvê-lo antecipadamente a qualquer momento.
Conforme divulgado, o catálogo inicial é constituído por “uma coleção nacional de 1500 títulos disponibilizada a todas as bibliotecas da RNBP e por 25 coleções regionais apenas acessíveis aos utilizadores em cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana de Bibliotecas”.
Para aceder à plataforma BiblioLED, basta ao leitor estar inscrito numa biblioteca municipal da RNBP, que tenha aderido ao serviço da BiblioLED.