Pplware

Avaliação de restaurantes usada para passar informação sobre a Ucrânia

Em tempos de guerra entra a Rússia e a Ucrânia vale tudo! Por estes dias muitas mensagens têm circulado, inclusive a informação de que na Rússia os habitantes estão a ter uma outra versão desta guerra. Há também informações que a Rússia bloqueou vários canais de informação.

Para tentar chegar a informação aos russos sobre a Ucrânia, os utilizadores têm usado a funcionalidade para avaliar restaurantes da Google.


Google já “topou” as mensagens sobre a Ucrânia e já lançou aviso

Tal como já reportamos, a Google desativou a edição de mapas feitas por utilizadores da Ucrânia, Rússia e Bielorrússia. Mas os utilizadores da Ucrânia estão a usar outras estratégias. De acordo com informações, os utilizadores da Ucrânia têm vindo a usar o sistema de comentários e críticas do Google para restaurantes e assim conseguir passar informações sobre o que realmente se está a passar.

Os promotores desta iniciativa informaram via Twitter para que os internautas deixem críticas com cinco estrelas. O objetivo é conseguir que a informação chegue à população russa que supostamente não tem a noção exata do que está a acontecer nesta guerra provocada pela Rússia. 

Os utilizadores têm aderido em massa ao desafio, mas a Google já avisou que “Devido a um recente aumento em conteúdos contributivos no Google Maps provocados pela guerra na Ucrânia, colocámos proteções adicionais para monitorizar e prevenir conteúdo que viole as nossas políticas”.

Mais de dez milhões de pessoas podem fugir da Ucrânia em resultado da invasão russa, das quais quatro milhões procurarão refúgio da guerra nos países vizinhos, segundo projeções da ONU.

Em sete dias de conflito, mais de um milhão de refugiados já deixaram a Ucrânia, um país com cerca de 43 milhões de cidadãos, para países vizinhos, especialmente a Polónia, segundo dados da agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

A UNICEF indicou que metade deste total, ou seja cerca de meio milhão, são crianças, num comunicado em que disse esperar que os números continuem a aumentar rapidamente nos próximos dias.

Exit mobile version