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Aumente a taxa de abertura das newsletters… com 2 palavras

Numa altura em que as redes sociais são um poderoso canal de partilha de informação, as newsletters parece que perderam força, passando a ser colocadas em segundo plano por quem necessita de partilhar informação.

No entanto, as newsletters são eficazes e continuam a valer a pena enviá-las. E há truques que farão com que a taxa de abertura melhore… muito!

Antes de perceber como é que se pode melhorar a taxa de abertura de uma newsletter é importante perceber que nem tudo o que se recebe na caixa de entrada do e-mail é uma newsletter.

A E-goi explica que e-mails promocionais, apenas com uma oferta, e-mails de captura de leads e e-mails transaccionais (informação da compra, ou lembrete para finalizar a compra), não representam aquilo que é uma newsletter.

Uma newsletter é, sim, um e-mail que se envia regularmente (diário; semanal; quinzenal; mensal…) para os subscritores, aqueles que se inscreveram para a receber.

Existem 2 grandes tipos: normal (informações úteis) ou promocional (e-commerce).

 

Criar e enviar Newsletters

No processo de criação de uma Newsletter é necessário ter em consideração alguns passos importantes.

E como se não faltasse nada, ainda temos de garantir que as Newsletters:

Se no fim de todo este trabalho a taxa de abertura (percentagem de subscritores que abrem a Newsletter) foi uma miséria, há que adoptar algumas estratégias.

 

Sabia que, incluir a palavra “Newsletter” no assunto das suas campanhas de e-mail marketing, diminui a taxa de abertura em 30%?

 

Então, como aumentar a taxa de abertura?

Imagine que enviava uma newsletter com o título (assunto de e-mail): “AUMENTE a taxa de abertura das suas Newsletters… com estas 2 palavras mágicas”.

Qual é o segredo desse assunto de email? São dois:

Primeiro, se os assuntos das newsletters não chamam a atenção… nem se destacam entre as centenas de e-mails que os contactos recebem por dia… então não se pode queixar das taxas de aberturas fracas.

Tal como este (mau) exemplo, com o assunto da Newsletter: “Principais destaques desta semana”.

Segundo, o ser humano é curioso e tem tendência a completar as atividades que começou. Logo, a magia do “Open Loop” acontece quando dizemos o suficiente, mas não tudo, deixando a curiosidade a pairar em volta de quem recebeu o e-mail.

 

“Open Loop” – Como usar?

O princípio base é não dizer tudo.

Repare. Em “AUMENTE a taxa de abertura das suas Newsletters… com estas 2 palavras mágicas”, não se diz que palavras são essas. Faz parte do “Open Loop”.

Desencadeia a pergunta “Mas que palavras mágicas são essas?”. E para saber a resposta, teria de abrir a Newsletter.

Se o título da Newsletter fosse “AUMENTE a taxa de abertura das suas Newsletters escrevendo melhores títulos”, é bem provável que deixasse para ler depois… e o depois nunca chega.

Isto porque, embora seja verdade e útil “escrever melhores títulos” ajuda a aumentar a taxa de abertura, não desperta a curiosidade. Imediatamente, sabe que estamos a falar de assuntos de Newsletters. E, faz todo o sentido (é quase senso comum) que melhores títulos ajudam a aumentar a taxa de abertura.

Em comparação, “AUMENTE a taxa de abertura das suas Newsletters… com estas 2 palavras mágicas”, não é nada claro, nem explícito, que estamos a falar de assuntos de Newsletters. Poderíamos estar a falar, por exemplo, da importância vital de usar um “email corporativo”.

Mas então, como usar o “Open Loop”?

Primeiro, escreva o assunto da sua Newsletter, de preferência, que prometa o resultado que os seus contactos desejam. Em segundo, retire ou adicione alguma informação importante a esse assunto, de modo a que a desencadeie curiosidade e uma pergunta.

Vamos aplicar o “Open Loop” ao exemplo da imagem seguinte:

Este é um exemplo real, dado pela E-goi. O assunto original dessa Newsletter é “Principais destaques desta semana”. E, todas as Newsletters têm o mesmo título, semana sim, semana sim.

Os títulos devem ser elaborados, tendo em consideração os títulos das notícias incluídas na newsletter, com base nas premissas anteriores:

Ao retirar “Brasil” (do título original) e substituir por “que país”, vai desencadear 2 reações:

A escolha do título acabou por ser relativamente simples, não sendo necessário ser muito criativo nem perder muito tempo a discutir qual o melhor para aumentar os resultados.

 

“Open Loop” – Abra-o no assunto da Newsletter… feche-o no corpo da newsletter

No assunto da Newsletter abriu o “Open Loop”, obrigatoriamente, tem de fechar o “Open Loop” no corpo da Newsletter. Caso contrário, os destinatários das Newsletters vão sentir-se enganados… e isso terá impacto negativo da taxa de abertura das suas próximas Newsletters!

 

Conclusão

É claro que a taxa de abertura não é a única métrica, nem a mais importante.

Mas, se os seus contactos não abrem as Newsletters, evidentemente, NÃO as lêem e, evidentemente, nada acontece!…

Por isso, na preparação da newsletter tenha sempre estas 2 palavras em mente: “Open Loop”.

E-goi


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