Numa altura em que as redes sociais são um poderoso canal de partilha de informação, as newsletters parece que perderam força, passando a ser colocadas em segundo plano por quem necessita de partilhar informação.
No entanto, as newsletters são eficazes e continuam a valer a pena enviá-las. E há truques que farão com que a taxa de abertura melhore… muito!
Antes de perceber como é que se pode melhorar a taxa de abertura de uma newsletter é importante perceber que nem tudo o que se recebe na caixa de entrada do e-mail é uma newsletter.
A E-goi explica que e-mails promocionais, apenas com uma oferta, e-mails de captura de leads e e-mails transaccionais (informação da compra, ou lembrete para finalizar a compra), não representam aquilo que é uma newsletter.
Uma newsletter é, sim, um e-mail que se envia regularmente (diário; semanal; quinzenal; mensal…) para os subscritores, aqueles que se inscreveram para a receber.
Existem 2 grandes tipos: normal (informações úteis) ou promocional (e-commerce).
Criar e enviar Newsletters
No processo de criação de uma Newsletter é necessário ter em consideração alguns passos importantes.
1. Escolher o tipo de Newsletter: normal; e-commerce; publicitária (não devemos enviar sempre, e apenas, Newsletters e-commerce ou publicitárias!) 2. Que conteúdos escrever – numa Newsletter normal o ideal é: 90% conteúdos úteis; 10% promocionais 3. Garantir conteúdos claros, simples e sem erros 4. Criar/escolher imagens apelativas 5. Escrever bons títulos (assunto da Newsletter) e calls-to-action – e decidir o call-to-action principal 6. Escolher e usar a template certa – que fique bem formatada em todos os programas de emails (Outlook; Gmail; Hotmail) e dispositivos (PC ou Mac; Laptop ou Tablet; iPhone ou Android)
E como se não faltasse nada, ainda temos de garantir que as Newsletters:
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7. Chegam aos destinatários
8. Não ficam presas no spam
9. Entram na pasta “principal” do Gmail
10. Testar… testar… testar, entre outras boas práticas
Se no fim de todo este trabalho a taxa de abertura (percentagem de subscritores que abrem a Newsletter) foi uma miséria, há que adoptar algumas estratégias.
Sabia que, incluir a palavra “Newsletter” no assunto das suas campanhas de e-mail marketing, diminui a taxa de abertura em 30%?
Então, como aumentar a taxa de abertura?
Imagine que enviava uma newsletter com o título (assunto de e-mail): “AUMENTE a taxa de abertura das suas Newsletters… com estas 2 palavras mágicas”.
Qual é o segredo desse assunto de email? São dois:
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1. Chama a atenção
2. Usa o “Open Loop”
Primeiro, se os assuntos das newsletters não chamam a atenção… nem se destacam entre as centenas de e-mails que os contactos recebem por dia… então não se pode queixar das taxas de aberturas fracas.
Tal como este (mau) exemplo, com o assunto da Newsletter: “Principais destaques desta semana”.
Segundo, o ser humano é curioso e tem tendência a completar as atividades que começou. Logo, a magia do “Open Loop” acontece quando dizemos o suficiente, mas não tudo, deixando a curiosidade a pairar em volta de quem recebeu o e-mail.
“Open Loop” – Como usar?
O princípio base é não dizer tudo.
Repare. Em “AUMENTE a taxa de abertura das suas Newsletters… com estas 2 palavras mágicas”, não se diz que palavras são essas. Faz parte do “Open Loop”.
Desencadeia a pergunta “Mas que palavras mágicas são essas?”. E para saber a resposta, teria de abrir a Newsletter.
Se o título da Newsletter fosse “AUMENTE a taxa de abertura das suas Newsletters escrevendo melhores títulos”, é bem provável que deixasse para ler depois… e o depois nunca chega.
Isto porque, embora seja verdade e útil “escrever melhores títulos” ajuda a aumentar a taxa de abertura, não desperta a curiosidade. Imediatamente, sabe que estamos a falar de assuntos de Newsletters. E, faz todo o sentido (é quase senso comum) que melhores títulos ajudam a aumentar a taxa de abertura.
Em comparação, “AUMENTE a taxa de abertura das suas Newsletters… com estas 2 palavras mágicas”, não é nada claro, nem explícito, que estamos a falar de assuntos de Newsletters. Poderíamos estar a falar, por exemplo, da importância vital de usar um “email corporativo”.
Mas então, como usar o “Open Loop”?
Primeiro, escreva o assunto da sua Newsletter, de preferência, que prometa o resultado que os seus contactos desejam. Em segundo, retire ou adicione alguma informação importante a esse assunto, de modo a que a desencadeie curiosidade e uma pergunta.
Vamos aplicar o “Open Loop” ao exemplo da imagem seguinte:
Este é um exemplo real, dado pela E-goi. O assunto original dessa Newsletter é “Principais destaques desta semana”. E, todas as Newsletters têm o mesmo título, semana sim, semana sim.
Os títulos devem ser elaborados, tendo em consideração os títulos das notícias incluídas na newsletter, com base nas premissas anteriores:
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1. Escreva o assunto da sua Newsletter: “Brasil poderá acolher comemorações oficiais do Dia de Portugal”
2. Retire ou adicione alguma informação importante a esse assunto: “Este ano, que país irá acolher as comemorações oficiais do Dia de Portugal?”
Ao retirar “Brasil” (do título original) e substituir por “que país”, vai desencadear 2 reações:
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1. Curiosidade: Quero saber que país é esse!
2. Pergunta/Confusão: Então, não é sempre em Portugal?
A escolha do título acabou por ser relativamente simples, não sendo necessário ser muito criativo nem perder muito tempo a discutir qual o melhor para aumentar os resultados.
“Open Loop” – Abra-o no assunto da Newsletter… feche-o no corpo da newsletter
No assunto da Newsletter abriu o “Open Loop”, obrigatoriamente, tem de fechar o “Open Loop” no corpo da Newsletter. Caso contrário, os destinatários das Newsletters vão sentir-se enganados… e isso terá impacto negativo da taxa de abertura das suas próximas Newsletters!
Conclusão
É claro que a taxa de abertura não é a única métrica, nem a mais importante.
Mas, se os seus contactos não abrem as Newsletters, evidentemente, NÃO as lêem e, evidentemente, nada acontece!…
Por isso, na preparação da newsletter tenha sempre estas 2 palavras em mente: “Open Loop”.
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