Aquando de compras online, costuma ser exigido que o utilizador introduza os dados do cartão com que quer pagar. Até 2030, a Mastercard espera livrar-nos disso, substituindo o número do cartão por um token gerado aleatoriamente.
Até 2030, a Mastercard eliminará a necessidade de os europeus introduzirem manualmente os números dos seus cartões quando realizarem compras online, independentemente da plataforma ou do dispositivo que estiverem a utilizar.
Numa transformação significativa na forma como pagamos serviços e produtos online, a ideia da gigante de serviços financeiros passa por substituir o número com 16 dígitos dos cartões por tokens gerados aleatoriamente.
O que é um token para autenticação?
A autenticação baseada em token é um protocolo de autenticação por via do qual os utilizadores verificam a sua identidade em troca de um token de acesso único. Os utilizadores podem aceder ao site, aplicação ou plataforma durante a validade do token sem terem de reinserir as suas credenciais.
Com o aumento das fraudes online, é desta forma que a Mastercard vai reforçar a segurança, dificultando o acesso e a utilização indevida das informações dos cartões por terceiros mal-intencionados.
Aliás, dentro deste tópico, a Mastercard revelou planos para introduzir tecnologia de deteção de fraude alimentada por Inteligência Artificial, de modo a aumentar a segurança dos cartões.
A gigante de serviços financeiros introduzirá chaves de acesso, que substituirão as palavras-passe tradicionais, reforçando-as por via de autenticação biométrica, como a verificação da impressão digital, que permitirá que os clientes efetuem pagamentos com um clique.
De acordo com a CNBC, citada pelo Tech Times, quando um cartão for substituído ou renovado, os tokens serão atualizados automaticamente em todas as plataformas onde estão armazenados, garantindo um serviço contínuo sem a necessidade de atualizações manuais.
Segundo a empresa, a adoção de tokens está a crescer 50% ao ano, já protegendo, hoje em dia, cerca de 25% de todas as transações de comércio eletrónico da sua rede.
Atualmente, a Mastercard está a colaborar com os seus parceiros, incluindo bancos e outras instituições financeiras, por forma a garantir uma transição exímia para o novo sistema, na Europa, até à próxima década.
Mastercard focar-se-á na Europa, inicialmente
A decisão da Mastercard de implementar esta mudança primeiramente na Europa deve-se ao historial do continente em termos de inovações de pagamento, como o contactless e os serviços bancários online avançados.
Na perspetiva de Valerie Nowak, vice-presidente executiva de Produto e Inovação da Mastercard Europe, esta visão para 2030 é vantajosa tanto para os compradores como para os vendedores.
Segundo a imprensa, espera-se que esta mudança conduzida pela Mastercard, e eventualmente seguida por outras empresas, seja tão transformadora como a adoção de pagamentos com PIN ou contactless.