Pplware

Maior ataque DDoS da história usou 150 mil equipamentos

Os ataque de DDoS têm um propósito bem definido e que tem como resultado final o bloqueio de serviços na Internet. A sua forma de ataque é através da utilização de equipamentos espalhados pelo globo e que se focam num ponto específico.

Se a escala dos ataques tem crescido, atingiu-se no mês passado um novo recorde. Mais de 150 mil equipamentos conseguiram atingir um pico de 1,1Tbps.

O mais recente ataque de larga escala tomou proporções até agora nunca vistas. O visado neste ataque DDoS foi a empresa francesa de alojamento OVH. O início das hostilidades começou no dia 19 de Setembro e foi crescendo até ultrapassar todos os valores até agora vistos.

Apesar de ter começado com um impacto grande, tendo sido usados routers, computadores, câmaras de vigilância e outros equipamentos, este ataque à OVH escalou para um valor de 1,1Tbps. Como estes ataques funcionam por ondas, um segundo ataque conseguiu atingir o valor de 990Gbps.

Todo este ataque foi realizado numa rede de bots que se julga ter mais de 150 mil equipamentos disponíveis e uma forma de ataque que rondará os 1,5Tbps, valor que ainda não foi atingido, provavelmente porque quem a controla ainda não teve necessidade de usar.

Este valor de 1,1Tbps é até agora o valor mais elevado que se registou num ataque de DDoS e que supera o anterior, em que a vítima foi o blog ‘Krebs On Security’, do investigador de segurança Brian Krebs, que na altura recebeu um ataque de 620Gbps.

O analistas prevêem que este tipo de ataque, com esta escala de tráfego elevado, se torne comum dentro de 1 ou 2 anos. A chegada de cada vez mais equipamentos ligados à Internet vem potenciar novas redes de bots que se controlam remotamente.

As medidas de segurança são sempre as mesmas e passam por algo tão simples e tão básico como a mudança das palavras passe nos equipamentos que ligamos às nossas redes de casa.

Exit mobile version