A segurança dos dados digitais é um dos enormes desafios da atualidade. Cada vez há mais ameaças e as entidades têm na sua posse cada vez mais informação sensível. Segundo a imprensa espanhola, a DGT (Dirección General de Tráfico) foi vítima de um ciberataque, tendo os atacantes tido acesso à base de dados que tem mais de 34 milhões de utilizadores.
DGT: Base de dados com mais de 34 milhões de utilizadores
Nos últimos tempos algumas empresas e entidades espanholas têm sido alvo de ciberataques. Depois da Iberdrola e Telefónica, também a DGT foi vítima de um ciberataque de grande escala.
As informações sobre este ciberataque ainda são escassas, mas segundo algumas fontes, os atacantes tiveram acesso a uma base de dados que tem mais de 34 milhões de utilizadores.
É referido também que a base de dados com toda a informação já está à venda na Internet através do portal BreachForums (dados disponíveis desde 13 de maio de 2024).
Entre as informações estão o nome e sobrenome, o número do DNI e o endereço físico dos condutores. Em relação aos veículos, estão disponíveis o modelo, marca e matrícula do veículo, além de informações sobre seguro de acidentes. Os dados roubados não incluem o número de telemóvel ou email dos cidadãos.
Alguns meios de comunicação espanhóis referem que o caso está a ser investigado pela Guardia Civil.