Pplware

Altice: Portugal vai receber o mais longo cabo submarino do Mediterrâneo

Portugal vai ser local da amarração de mais um cabo submarino. De referir que o sistema de cabos submarinos podem representar um impacto até 500 milhões euros para Portugal e há informações que nos próximos três anos o nosso país venha a ter mais infraestruturas.

De acordo com informações recentes da Altice, Portugal vai receber o mais longo cabo submarino do Mediterrâneo.


Cabo Submarino terá a capacidade para 20 Tbps por par de fibras

A Altice Portugal e o sistema de cabos submarinos Medusa, operador de Infraestruturas Submarinas do Mediterrâneo, assinaram um MoU (Memorandum of Understanding) para a amarração do Medusa em Portugal.

O acordo foi assinado durante a conferência Subsea World 2022 em Marselha pelo Diretor Geral e CEO da AFR-IX Telecom, Norman Albi e pelo COO da Altice Portugal, Alexander Freese.

Segundo o que foi revelado, a estação de cabos de Carcavelos será o ponto ocidental da rota de mais de 8.700 km do Medusa, o mais longo cabo submarino do Mediterrâneo, que ligará nove países de África e da Europa através dos seus pontos de amarração em Portugal, Marrocos, Espanha, França, Argélia, Tunísia, Itália, Grécia, Egipto e Chipre.

O projeto Medusa envolve um investimento total de 326 milhões de euros. O cabo, que será construído pela Alcatel Submarine Networks (ASN), terá segmentos que integram até 24 pares de fibras com um desenho de capacidade de 20 Tbps por par de fibras.

O acordo com a Altice Portugal permitirá que o primeiro segmento do Medusa, que liga a estação de Carcavelos, Barcelona e Marselha, se torne uma realidade. A AFR-IX estima que o cabo chegue a Portugal durante o segundo trimestre de 2024.

Neste projeto de parceria com a AFR-IX, a Altice Portugal assegurará os serviços de amarração, incluindo energia e condutas desde a praia até à estação; serviços de operação e manutenção, e conectividade entre a estação e outros pontos de referência internacionais em Portugal, nomeadamente centros de dados, outras estações de cabo submarino e teleportos.

Exit mobile version