Atualmente são vários os esquemas fraudulentos que circulam e chegam através dos vários serviços de comunicação. Seja por e-mail, SMS, nas redes sociais, é preciso ter muito cuidado com o que se recebe e que tipo de dados se fornece. A Segurança Social está a alertar para mensagens de SMS fraudulentas enviadas em seu nome.
SMS em nome da Segurança Social tem link que leva a página falsa
Segundo é revelado, a mensagem vem acompanhada de um link para uma página falsa que utiliza indevidamente a imagem da Segurança Social Direta, indica que o cidadão tem subsídios por receber por parte da Segurança Social e pede o preenchimento de dados do cartão de crédito bancário.
Caso receba uma mensagem idêntica a esta, o cidadão não deve clicar no link. Trata-se de uma ação de phishing que pode ter como objetivo obter informações confidenciais ou extorquir dinheiro ao cidadão, usando a identidade da Segurança Social para o efeito.
De acordo com o CNCS, o phishing é um tipo de ataque em que se usam técnicas de engenharia social para capturar informação sensível de uma vítima através de email. Um agente de ameaça que utilize este tipo de ataque procura enganar os recetores de emails para que estes disponibilizem informação sensível através do clique em anexos e/ou URL maliciosos ou da partilha de dados em páginas fraudulentas. Para o efeito, o atacante simula uma marca credível ou personifica alguém de confiança. Quando esta técnica é utilizada através de SMS, dá pelo nome de smishing e, por telefone (voz), de vishing. Esta técnica também pode ser usada através de mensagens instantâneas em aplicações de redes sociais.
Caso tenha respondido à informação solicitada na SMS, deve contactar de imediato o seu Banco e explicar o sucedido.
A Segurança Social NUNCA envia links através de mensagens por SMS nem pede dados bancários (Cartão de Crédito). A atualização do IBAN é feita através da Segurança Social Direta, após autenticação com palavra-chave.