Apesar de toda a segurança garantida pelos browsers, há quem sempre se aventure a instalar aplicações de terceiros para simplificar tarefas. É verdade que há várias extensões que ajudam os utilizadores, mas há outras que nem se sabe muito bem o que fazem.
Recentemente, após uma investigação do Washington Post, foram descobertas 6 populares extensões do Chrome que roubam dados aos utilizadores e os colocam à venda.
Algumas extensões do Chrome e também do Firefox estão a obter dados ilegalmente e a vendê-los. A descoberta pertence ao Washington Post que indicou também que estas extensões estão instaladas em mais de 4 milhões de utilizadores.
Quais as extensões do Chrome e Firefox que deve remover já?
As 6 populares extensões do Chrome, sendo que algumas também funcionam no Firefox, são:
- Hover Zoom – permite o zoom de fotos passando simplesmente o rato por cima das mesmas;
- SpeakIt! – converte texto em voz para introdução em qualquer site. Esta extensão tem suporte para 6 idiomas;
- SuperZoom – uma extensão que funciona tanto no Chrome como no Firefox e também permite fazer zoom;
- SaveFrom.net – extensão para o Firefox para o download de conteúdos do YouTube, Facebook, Vimeo, Soundcloud, entre outros;
- FairShare Unlock – permite aceder gratuitamente a conteúdos Premium;
- PanelMeasurement – para encontrar relatórios com análises e avaliações do mercado;
Se usa alguma destas apps deve removê-las já pela sua segurança. A extensão PanelMeasurement e SuperZoom já foram removidas pela Google. Esta não é a primeira vez que as extensões são usadas para obter dados dos utilizadores e até manipular ligações.
Sempre que instalar uma extensão, verifique se a mesma é realmente fidedigna e se não existem esquemas associados à mesma fazendo umas simples pesquisas no Google.