No início de fevereiro informamos aqui que estavam a acontecer negócios ilícitos que recorriam à plataforma de arredamento online Airbnb. Agora há informações que revelam a existência de câmaras escondidas nas casas.
Se vai alugar casa através do Airbnb ou outras plataformas online do mesmo tipo, esteja atento à existência de dispositivos de videovigilância escondidos.
Quais são as regras da Airbnb sobre dispositivos de vigilância?
No que diz respeito às regras, o Airbnb refere que “todos os membros da comunidade da Airbnb devem respeitar a privacidade uns dos outros. Mais especificamente, exigimos que os anfitriões informem sobre todos os dispositivos de vigilância instalados nos seus anúncios e proibimos todos os dispositivos de vigilância que estejam dentro ou observem o interior de determinados espaços privados (como quartos e casas de banho) independentemente de terem sido ou não informados”. Saber mais aqui.
Apesar dos vários alertas, há relatos de utilizadores que dizem ter encontrado sistemas de vigilâncias instalados nas casas que alugaram, segundo revela o canal theatlantic. Os casos revelados não aconteceram em Portugal, mas servem de alerta.
Segundo um representante da plataforma Airbnb, que diz ter conhecimento de tais situações, a empresa tem tentado filtrar todos os anfitriões que podem vigiar os convidados, comparando os seus perfis com bases de dados de criminosos.
O mesmo representante referiu ainda que: “A segurança da nossa comunidade – tanto online quanto offline – é a nossa prioridade, e é por isso que levamos muito a sério as denúncias de violações de privacidade e empregamos tecnologias sofisticadas para ajudar a evitar que maus atores usem nossa plataforma.”