Além de tudo o resto, os smartphones ainda fazem chamadas tradicionais, isto é, chamadas usando o cartão SIM (ou outro). Mas tem-se registado uma nova tendência e já são muitos que usam outras plataformas, como, por exemplo, o WhatsApp para fazer chamadas telefónicas (voz/video). Conheçam os últimos dados da ANACOM.
82,4% dos utilizadores de Internet fizeram chamadas telefónicas (voz/vídeo) online
A ANACOM divulgou um relatório sobre a utilização de serviços over-the-top (OTT) em Portugal e na União Europeia (UE) em 2023 e as principais características dos consumidores destes serviços no segmento residencial.
Em 2023, cerca de 82,4% dos utilizadores com acesso à Internet efetuaram chamadas de voz ou vídeo através desse tipo de acesso. O instant messaging foi utilizado por 92,2% dos utilizadores de Internet, encontrando-se 10,3 p.p. acima da média da UE27 e ocupando a 8.ª posição no respetivo ranking.
Entre outros serviços over-the-top, destacam-se a leitura de notícias online (79,7%), a participação em redes sociais (79,3%), a música online (72,6%) e o Internet banking (68,6%) com elevados níveis de participação entre os utilizadores de Internet em Portugal em 2023. A utilização de redes sociais em Portugal foi significativamente superior à média da UE27 (+14,5 p.p.). Por outro lado, a utilização de e-commerce e de Internet banking não foram tão populares em Portugal como na UE27. A pesquisa de informação sobre saúde (63,6%) foi dos serviços analisados que mais cresceu face ao ano anterior (+5,1 p.p.), entre os utilizadores de Internet, tendo ainda ultrapassado a média da UE27 (+2,1 p.p.).
No que se refere às características sociodemográficas dos utilizadores de over-the-top, os indivíduos mais jovens, com o ensino superior e estudantes apresentaram uma maior propensão para a utilização dos diversos serviços over-the-top analisados, tal como ocorre na média da UE27.