Desde que comprou o Twitter que Elon Musk quer fazer desta plataforma o centro da Internet. Com o nome X associado, quer criar serviços e tornar a sua rede como um hub de acesso a propostas suas. Depois de vermos o Grok e a sua IA, é agora a vez do Gmail ser o alvo. Elon Musk quer oferecer um serviço de e-mail e será novamente através do X.
Elon Musk quer o X como serviço de e-mail
Musk também quer o seu próprio serviço de e-mail. O empresário confirmou através do X que um novo serviço de e-mail está a caminho. O seu nome é “X Mail” e a ideia é que seja uma alternativa muito mais simples, limpa e amigável do que o Gmail e outros serviços oferecem. Um dos próximos lançamentos da empresa quer conquistar os utilizadores do Gmail e de outros serviços de e-mail.
O dono do X confirmou alguns detalhes sobre os seus planos para lançar um serviço de e-mail. Perante o rumor da chegada do “X Mail”, um utilizador comentou numa publicação que gostaria de ter um e-mail cuja interface e experiência fosse simples, baseada em texto, sem os formatos complicados que costumam ter. A este comentário, Elon Musk respondeu apenas que “é isso mesmo que vamos fazer”.
That’s exactly what we are going to do
— Elon Musk (@elonmusk) December 16, 2024
O responsável por este post é programador da xAI, a empresa de inteligência artificial de Musk, responsável pelo Grok, a IA disponível no X. Outro utilizador do Twitter comentou ainda que gostaria de poder utilizar o seu nome de utilizador ao lado de @x.com no “X Mail”. Também aqui Elon Musk respondeu “sim, isso está na nossa lista de tarefas”.
Uma proposta ainda mais simples do que o Gmail
Na verdade, esta não é a primeira vez que Elon Musk fala sobre os seus planos para criar o seu próprio serviço de e-mail. No passado, também através do X, confirmou a outro funcionário de que o seu próprio e-mail, “X Mail”, estava em desenvolvimento.
Yeah. On the list of things to do.
— Elon Musk (@elonmusk) December 15, 2024
A ideia de uma experiência simples, baseada em texto puro, é muito interessante e pode agradar a alguns utilizadores. Isto, principalmente, àquelas pessoas que utilizam o X constantemente e vão além da rede social, aproveitando as suas restantes funções.
No entanto, resta saber se estas funcionalidades serão suficientes para fazer com que as pessoas mudem de serviço de e-mail. Há que ter em conta o nível de integração que o Gmail e até o Outlook têm com outros serviços, o que pode ser uma barreira.