Tenha acesso a serviços como Hulu, Pandora, Netflix, Discovery, FOX, Rdio, entre outros, em qualquer país.
Há um grande conjunto de serviços fantásticos, maioritariamente disponíveis nos EUA, mas que estão sujeitos a políticas apertadas, nomeadamente no que diz respeito ao licenciamento de distribuição dos seus conteúdos dependendo do país onde estão a ser acedidos.
Sem houve a possibilidade de utilizar proxies para contornar esse tipo de restrição mas, além do trabalho que dá em encontrar um bom servidor, os serviços de streaming (áudio e vídeo) funcionam com dificuldades dada a largura de banda necessária.
Sugerimos duas soluções para, facilmente e sem qualquer custo, aceder ao seu serviço preferido a partir do Chrome ou Firefox.
Tratam-se de duas extensões, disponíveis apenas para Chrome e Firefox, onde apenas a sua instalação é suficiente para garantir o acesso a um grande número de serviços que tem restrições de acesso consoante o país.
Uma vez a extensão instalada, a localização é camuflada nos serviços para os quais foi programada, permitindo assim aceder integralmente a todos os conteúdos, mesmo se houver uma grande dependência da largura de banda (como acontece no caso do vídeo em HD).
Serviços suportados
- CBS
- Crunchyroll
- Daisuki.net
- Discovery
- FOX
- Google Play
- Grooveshark
- Hulu
- iHeart
- Last.fm
- MTV
- NBC
- Netflix
- Pandora
- Piki.fm
- radio.com
- Rdio.com
- Songza
- Southpark
- Spotify
- Turntable.fm
- Vevo
- YouTube
As extensões que sugerimos são:
-
ProxMate
-
Media Hint
O processo de instalação no Firefox é normalíssimo, já no Chrome, por se tratar de uma extensão que não está de acordo com as políticas da Chrome WebStore, necessita de ser instalada manualmente. Veja como, abaixo.
ProxMate
Esta é a extensão mais completa e é a que recomendo. Permite, entre os 23 serviços disponíveis, escolher em quais pretende que a extensão actue. Dessa forma, em serviços onde geralmente não precisa de camuflagem na localização (p.e. YouTube, Spotify ou Google Play), podem ser desactivados pois assim a página Web será mais rápida no carregamento e não verá a barra “publicitária” do ProxMate ao fundo da página (pode ser fechada com um clique sobre o ‘X’).
Nas páginas Web onde a extensão não irá ter qualquer acção, não surge qualquer indicação relacionada com a extensão e a localização é definida como a original. Poderá ainda, se pretender, definir facilmente um proxy da sua preferência, seja qual for a finalidade.
Após a extensão instalada, surgirá um botão junto à barra de endereço que permite activar/desactivar rapidamente a sua acção. Para aceder às suas opções basta clicar com o botão direito sobre o botão e escolher Opções.
Media Hint
Esta extensão apresenta-se como servindo “chave” para os serviços Netflix, Pandora e Hulu. No entanto, são bastante mais os serviços que suporta, embora não conheça a lista oficial.
Não há acesso a qualquer opção desta extensão e ela actuará em todos os serviços que suportar. Em comparação com a ProxMate é mais pobre para tem uma vantagem: não surge qualquer referência à extensão nas páginas onde estar a surtir efeito. Já no caso da ProxMate, com referido anteriormente, surge uma pequena barra ao fundo da página.
Instalação no Google Chrome
No Chrome, devido a ambas as extensões não existirem na Chrome WebStore, é necessário instalá-la manualmente. Para o fazer, deve:
- Abrir a página de download da extensão que pretende (ver na secção de download, ao fundo do artigo);
- No link de download, abrir o menu de contexto (clicar com o botão direito) e escolher Guardar link como…. Grave a extensão num local que conheça;
- Abrir a página de extensões do Chrome. Para o fazer abra o Menu > Ferramentas > Extensões ou escreva chrome:extensions na barra de endereço;
- Deixe o Chrome com o separador das Extensões aberto e abra o gestor de ficheiros na pasta onde gravou a extensão. Agarre nesse ficheiro e arraste-o até à janela do Chrome, onde o deve largar sobre o separador das extensões. Deverá de seguida confirmar que pretende instalar a extensão;
- Feito.
Quanto a questões de privacidade, julgo que “ninguém” poderá garantir que estas extensões sejam completamente inocentes. Por esse motivo, se optar por usar a extensão Media Hint, tenha um cuidado redobrado pois aparentemente actua para qualquer site que visite (e não apenas os que têm restrições de acesso). Use-a num browser que sirva só para aceder aos serviços restritos.
Já se preferir o ProxMate, pela minha experiência, aparentemente não há qualquer problema. Ainda assim, use sempre ligações https e considere também a utilização de um browser diferente do que usa regularmente (p.e. se o seu browser de eleição for o Chrome, utilize o Firefox só para aceder a este tipo de conteúdos).