Esta é uma história estranha, mas mostra bem os problemas que podemos ter em certas regiões ditas civilizadas e com as infraestruturas necessárias. A eterna queixa da velocidade de acesso à Internet teve agora um novo capítulo e mostra bem o quão complicado pode ser.
Um fotografo alemão, que mora numa zona rural, resolveu fazer uma corrida para mostrar como o seu acesso à Internet é lento. Colocou frente a frente o seu ADSL e um cavalo, para ver qual dos 2 era mais lento. Curiosamente o resultado não deverá ser o que está a pensar.
Antes de avançarmos para esta história insólita, convém dar aos leitores algum enquadramento. Todos conhecem casos de acessos à Internet lentos, em especial nas zonas rurais. Este cenário é indesejado e o fotografo Klaus-Peter Kappest, da revista Woll, resolveu fazer uma piada, para mostrar a sua realidade.
Com uma ligação de fibra que teimava em não ser terminada, por falta de agendamento do operador há 8 meses, a sua ligação ao mundo era de apenas 1,5 Mbps (download). Assim, resolveu fazer uma corrida simples, colocando frente a frente um cavaleiro e a sua ligação à Internet.
This is great:
— Janosch Delcker (@JanoschDelcker) September 13, 2021
German reporters ran an experiment to see what's faster:
Sending 10GB of photos via the (painfully slow) internet in the region. Or sending two horses with a DVD.
The horses won. https://t.co/xiCNJPj0eY
O cenário era simples, tentando ver quem conseguia cumprir os quase 10 km que separavam a sua casa da gráfica onde queria imprimir umas fotografias. O cavaleiro levaria o DVD com 4,5GB e o seu ADSL só teria de enviar os mesmos dados para o WeTransfer.
Na verdade, e como revelou, esta não foi uma corrida justa. Para garantir que haveria alguma equidade, o upload para a Internet 20 minutos antes de entregar o DVD. Para garantir alguma segurança, não seguiu apenas um cavalo, tendo este sido acompanhado por um outro de suporte.
Com este cenário montado a corrida começou e o resultado é, no mínimo, embaraçoso para o fornecedor de Internet. Do lado dos cavaleiros, o serviço foi terminado em pouco mais de 1 hora. Já o acesso à Internet acabou pode demorar 4 horas, estando os cavalos já a repousar há muito tempo quando finalmente terminou a corrida.
Piadas e corridas à parte, esta é uma realidade que infelizmente é muito comum. Mesmo no caso de países evoluídos e com infraestruturas bem implementadas, há muita gente que está quase isolada do mundo devido a ligações à Internet lentas, com falhas constantes ou, simplesmente, por não existirem soluções.