Pplware

A Netflix não tem medo de perder subscritores! Eles acabam por voltar e depressa

Os utilizadores da Netflix têm visto este serviço adaptar-se a todas os obstáculos que lhe são impostos. A reação normal foi o bloqueio da partilha de contas, que parece ter funcionado, e é o aumento de preços para equilibrar a perda de subscritores. Curiosamente, este serviço não parece preocupado com este movimento, até porque os subscritores acabam por voltar, e aparentemente muito depressa.


Netflix não tem medo de perder subscritores

Para a Netflix, uma subscrição cancelada não significa necessariamente um desastre. Na verdade, o serviço trará provavelmente o subscritor de volta, e muito rapidamente. Seis meses após o cancelamento, 50% dos subscritores voltaram a subscrever o serviço de streaming, de acordo com novos dados da empresa de análise Antenna.

Estes dados têm ainda mais peso quando mostram que, em apenas um ano, 61% dos antigos subscritores da Netflix estavam de volta à plataforma. Isto significa que a “curva de reconquista” da Netflix é mais íngreme do que a média ponderada dos seus concorrentes.

No total, a Antenna analisou nove serviços de streaming, incluindo Apple TV+, Disney+, Hulu, Max e mais. Descobriu que 34% dos subscritores dos EUA que cancelaram um serviço em 2023 regressaram ao mesmo serviço em seis meses. Quarenta e cinco por cento regressaram em apenas um ano.

Estes acabam por voltar e muito depressa

A Antenna mediu os dados de recuperação para o seu relatório anual State of Subscriptions analisando os cancelamentos nos EUA iniciados em 2023, excluindo os níveis gratuitos. A empresa obtém dados de milhões de registos de transações baseados em permissões, que são depois ponderados para corrigir os dados demográficos.

Além de reconquistar subscritores, o maior serviço de streaming também supera os seus rivais em outro valor importante, a taxa de rotatividade. Isto representa a taxa mensal de pessoas que cancelam uma subscrição. A Antenna tem estimado consistentemente a taxa de rotatividade mensal da Netflix em 2%, muito abaixo da média ponderada dos concorrentes.

A Netflix adicionou um número recorde de subscritores no último trimestre, tendo sido a última vez que divulgará estes números. Nessa mesma altura, também aprovou um novo aumento de preços. Mesmo que este aumento de preço faça com que alguns subscritores cancelem, os dados revelados sugerem que existe uma elevada probabilidade de voltarem.

Exit mobile version