Pplware

A Microsoft abriu um banco…

Hoje resolvemos mudar um pouco as coisas e em vez de vos trazermos um anúncio divertido ou provocador resolvemos trazer um assunto muito sério. Todos os que navegam na Internet devem estar alerta para as situações de fraudes e de esquemas de recolha de informação para posterior uso.

Não devem desde já ficar preocupados, mas depois de verem o vídeo devem ficar e muito. Vejam se se revêem em alguma das situações apresentadas ou se conhecem alguém que possa cair no “conto do vigário”. Caso conheçam não deixem de lhes mostrar o vídeo e aproveitem e relembrem os cuidados básicos a ter na navegação

A situação que o vídeo mostrou é, infelizmente, demasiado comum na Internet. Todos os dias milhares de pessoas são enganadas em esquemas que apenas pretendem recolher os seus dados relativos a contas bancárias ou a números de cartões de crédito. Essa informação será posteriormente utilizada com fins menos lícitos e os donos desses dados nem vão saber de onde eles foram recolhidos e muito menos como.

Se por um lado podemos culpar os mentores desses esquemas, não podemos deixar de culpabilizar também a insensatez e a ganância de quem coloca os dados sem pensar no que está a fazer, apenas para conseguir um falso prémio que nunca aparece.

Repararam com certeza que facilmente foram recolhidas as informações mais absurdas, bem como muita informação muito sensível e que pode posteriormente ser utilizada para os mais diversos fins ilícitos.

Apesar de ter sido uma situação montada no mundo real, conseguimos facilmente transpô-la para o mundo virtual da Internet. O que provaram fazer ali, frente a uma pessoa, fazem também frente a um ecrã de computador. A insensatez está lá, dentro das pessoas, apenas muda o cenário.

Todo o cuidado é pouco nos dias que correm. Protejam-se e protejam os vossos. Ensinem desde cedo os utilizadores da Internet que têm ao vosso cuidado a protegerem-se destes perigos.

E o leitor o que pensa? Certamente não ia cair numa história dessas, mas acha que é assim tão simples montar um esquema desses? E a reacção das pessoas será assim tão inocente? Passamos mesmo os dados para terceiros com aquela facilidade?

Outra questão levanto. Qual será o motivo que leva as pessoas a entregar de forma tão prestável informação confidencial a terceiros? Será apenas vontade de ganhar um prémio ou bonificação de forma rápida e simples ou é distracção pura e inconsciência? Gostaríamos de saber a vossa opinião.

Exit mobile version