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7 ferramentas gratuitas para analisar e melhorar a performance do seu site

Acima de todas as atividades, o comércio é uma das áreas onde esta união tem marcado mais pontos com o crescimento quer do número de lojas online, quer do volume de compras. Marcar posição e destacar-se no meio de uma concorrência feroz exigirá a utilização de SEO – Search Engine Optimization e das ferramentas que este abraça para que não só transforme o seu site num local apelativo e de fácil acesso, como lhe ofereça todas as métricas relativas a quem o visita.

Se ainda está renitente em abrir os cordões à bolsa e investir numa abordagem mais profissional do SEO, pode fazer a iniciação neste mundo através de uma das sete ferramentas gratuitas para análise e melhoramento do seu site que abaixo lhe deixamos.


Ferramentas gratuitas para analisar e melhorar a performance do seu site

#1 – Análise SEO Online Grátis

Apesar das inúmeras ferramentas gratuitas existentes na Internet que lhe possibilitam uma aproximação ao mundo do SEO, nada como os serviços de uma agência de marketing digital que disponibiliza uma análise SEO online grátis.

Esse é o caso da Unik SEO, agência de SEO localizada em Lisboa já com um longo trajeto com projetos de clientes nacionais e internacionais, na otimização e posicionamento dos seus sites.

Com uma equipa especializada, esta agência está pronta efetuar uma auditoria SEO personalizada gratuita que inclui análise On-page, análise dos conteúdos e uma avaliação técnica do seu website, de acordo com o nicho da sua empresa ou projeto.

A auditoria SEO ser-lhe-á, posteriormente, enviada diretamente para o seu e-mail em 24 horas, e, não há qualquer vínculo comercial.

Esta análise SEO online gratuita é um primeiro passo para entender a situação atual do seu site que deve ser seguido de uma abordagem mais sistemática e profunda.

Bónus Extra – Análise da concorrência

Além da análise SEO grátis, pode receber ainda uma breve análise e comparativo dos seus concorrentes, como um bónus extra, também esta totalmente grátis.

Para tal adicione a referência UNIK-SEO-COMPET no campo Detalhes do formulário e juntamente com a análise SEO irá ter acesso a informações acerca da sua concorrência, dados sempre relevantes para perceber onde estes se posicionam relativamente ao seu negócio ou projeto.


#2 – SEMrush

Trabalhar o SEO significa, também, melhorar o posicionamento das palavras-chave relacionadas com o seu site/negócio. Da análise deste posicionamento, você pode colher importantes informações sobre a eficácia das suas ações de SEO e corrigir eventuais erros.

Neste domínio, a ferramenta SEMrush destaca-se com inúmeras funcionalidades bastante úteis para as otimizações de pesquisa com particular destaque para o seu quadro de monitoramento de posições em que o utilizador pode, entre outras coisas, acompanhar o desempenho individual de cada palavra-chave pré-cadastrada, observar a taxa de melhoramento no posicionamento geral e ver a distribuição das keywords no ranking.

A ferramenta é paga, porém existe a possibilidade de criar uma conta gratuita (extensível após um período teste de 7 dias) que lhe traz as seguintes ofertas:


#3 – Google Analytics

Ferramenta de monitorização e análise de sites mais utilizada no mundo, o Google Analytics indica-lhe, através da monitorização do trafego do seu site, entre outras coisas, o número de visitas no seu site, de que localização geográfica provêm essas visitas, de que forma elas chegaram até si (links de outros sites, motores de buscas, etc) e quais as páginas mais populares entre elas de uma forma diária, mensal e anual.

Compiladas em relatórios estatísticos, estas informações são particularmente úteis na:

Recentemente, esta ferramenta conheceu a sua versão 4 que, entre outras coisas, inclui análises preditivas mais alargadas, uma mais profunda integração com o Google Ads (importante para o direcionamento da sua publicidade), maior capacidade de cruzamento das métricas fornecidas pelos vários dispositivos de acesso (PC e mobile) e uma maior capacidade de filtração dos dados.


#4 – Screaming Frog

Um pouco à semelhança de alguns atributos do Google Search Consiole de que falaremos mais à frente, o Screaming Frog faz análise e otimização On-page do seu site.

Através do Screaming Frog pode:


#5 – Google Page Speed Insights

Ao invés do que diz a famosa expressão popular, no online o “devagar se vai ao longe” não funciona: a velocidade de carregamento de uma página é um fator decisivo para que o seu site alcance uma boa posição nos motores de pesquisa.

Além de extremamente útil no incremento da velocidade do seu site, o Google Page Speed Insights dá-lhe instruções muito específicas sobre como otimizar o seu site para que “corra” fácil e rapidamente nos dispositivos móveis.

A pontuação do PageSpeed varia de 0 a 100 pontos. Uma pontuação de pelo menos 85 é sinal de que a página está com bom desempenho.


#6 – Google Search Console

O Google Search Console (antigo Webmaster Tools) é uma excelente ferramenta para quem entrou agora no mundo digital pois ajuda-o a monitorizar e resolver problemas “on-page” do seu site relacionados com a presença deste nos resultados na pesquisa Google.

Entre outras coisas, o Google Seach Console oferece-lhe ferramentas e relatórios gratuitos para as seguintes ações:


#7 – Google MyBusiness

Mais direccionado para negócios com presença física e online, o Google MyBusiness consiste, na prática, em melhorar o SEO Local levando as empresas locais ao encontro dos seus potenciais clientes.

De forma gratuita, esta ferramenta permite-lhe estar presente nas pesquisas que se realizam quer no motor de busca Google, quer no Maps ajudando-o, desse modo, a gerir a comunicação de promoções, eventos e novidades.

Para além disso, o Gogle MyBusiness permite a inclusão da opção “Opiniões” que lhe dará a oportunidade de conhecer a opinião dos e-shoppers sobre os seus produtos/serviços e responder a qualquer questão que possa surgir.

Daqui poderá extrair dados estatísticos que o ajudarão a criar ou lapidar as suas estratégias de negócio.

Uma das últimas novidades desta ferramenta é a inclusão da opção que permite realizar tours turísticos virtuais para que o cliente possa visitar a sua loja ou oferta (visitas guiadas a um museu no caso de uma operadora turística ou os serviços de um spa, por exemplo).

Para usufruir desta ferramenta, basta criar uma conta de Gmail e inscrever-se no Google MyBusiness.

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