Pplware

5 Fantásticos Serviços Online… apps para quê?

O seu navegador é a janela para o mundo e com ele, cada vez mais, tem acesso a serviços que dispensam por completo a instalação de programas no seu disco. Se analisarmos o perfil de utilizador de 80% das pessoas que trabalham com os computadores, verificaremos que tudo o que fazem está coberto com um serviço que existe online.

Posto isto, deixamos hoje 5 bons serviços online para que não necessite de instalar no seu disco nenhuma ferramenta. Apps no disco? Para quê?

Se precisa de trabalhar texto, se precisa de trabalhar imagem, se precisa de editar uma música, alojar um site, se precisa de publicar uma notícia ou mesmo se precisa de programar, há ferramentas online que servem esse propósito. A questão é que temos de as encontrar e colocar no nosso browser o Favorito para que essa ferramenta esteja ao alcance de um simples clique. Sim, claro, temos de ter Internet!

Vamos deixar hoje, das milhares e milhares que existem, 5 óptimas sugestões que cobrem algumas áreas. Mas depois esperamos pelas vossas sugestões.

 

Google Drive

O Google Drive é uma primeira amostra de uma ferramenta que está ao seu alcance e qua poucas pessoas usam na sua essência. Muitas menosprezam o editor de texto, a folha de cálculo e mesmo o poder da partilha. Além disso, há muitas outras ferramentas poderosas que são gratuitas. Que mais se pode pedir?

Precisa de uma folha de cálculo? Então porque não usa a que o Google oferece? Não é de todo poderosa como o Excel, mas em 90% dos casos vai ver que lhe resolve o problema e ligada a ela estão outras funcionalidades de armazenamento, partilha e formatação que vai adorar usar. E os formulários automáticos? Use e abuse, não se vai arrepender.

Google Drive

 

If This Then That

IFTTT é uma serviço que tem de ter tempo para o explorar, mas depois segue a velha máxima do “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Este serviço vai-o deixar de boca aberta com o poder de conseguir ligar dois serviços na cloud de forma a conjugar quase tudo o que utiliza no seu dia a dia.

Leia também: Saiba mais sobre IFTTT

Todos os principais serviços on-line são suportados – como Facebook, Twitter, Dropbox, Evernote, Google Drive – e pode usar “receitas” (tanto aqueles cria como aqueles que outros criaram e deixaram na biblioteca das receita do serviço).

Consegue-se fazer cada compilação de serviço: podemos receber no mail notificações de coisas quase improváveis que acontecem noutras aplicações que usamos. Conseguimos ter a “cair” na nossa conta da cloud imagens que são descarregadas no smartphone ou que nos enviam para uma determinada conta. Podemos ter os contactos sincronizados com vários serviços, podemos ter este mundo e o próximo ligados por regras que nem sonhamos serem possíveis de fazer… até colocar a nossa impressora de casa a imprimir quando recebemos uma determinada notificação! Tem de explorar, vai adorar este serviço.

IFTTT

 

 

Canva

Este serviço online é poderoso no que toca a fornecer templates para usar em várias apresentações. É gratuito, na generalidade (apenas paga algumas imagens, mas se as substituir já não paga), tem imensos “quadros” e esquemas para as redes sociais, infografias, CVs, apresentações e muito… muito mais.

Permite que a nossa imaginação crie fabulosas imagens para um grande leque de aplicações no dia a dia. Seja criativo, basta um browser e esta ferramenta.

Canva

 

Pixlr Express

Pixlr Express é um serviço online, gratuito com a marca Autodesk que lhe permite editar imagem. Este serviço oferece imensos recursos, utilitários e efeitos para que possa acrescentar um toque único às suas fotografias, tudo a partir do seu browser sem necessitar de qualquer aplicação instalada no seu computador.

O serviço permite as simples e típicas edições básicas, como redimensionar, girar ou recortar uma fotografia. Também pode realizar algumas edições mais avançadas, como ajustar a cor, eliminar olhos vermelhos, ou ajustar o brilho, contraste… entre outros.

A melhor coisa sobre o Pixlr Express, no entanto, é que todas estas características são de fácil acesso a partir de uma interface simples e intuitiva de um browser e muitos efeitos e ferramentas, um verdadeiro “Photoshop”, à sua dimensão, mas gratuito.

Pixlr Express

 

IDEOne

Este serviço, já com uma idade considerável na Internet, é provavelmente um dos melhores na sua área.

Este permite correr código fonte online não tendo assim a necessidade de instalar qualquer aplicação/compilador adicional na sua máquina. Esta pode ser sem duvida uma excelente ferramenta para ser usada entre professores e alunos, entre programadores permitindo verificar de imediato o output de um determinado código fonte.

IDEOne

 

Em resumo…

Estes são 5 exemplos do que poderá fazer com o seu browser e com a sua imaginação. Ferramentas não faltam online, basta saber o endereço das mesmas, o que podem fazer na sua essência e ter uma ligação à Internet que permita um bom fluxo de trabalho.

Já agora, que serviços online utilizam?

Exit mobile version