Conhece o termo fake news? Sabe o que são? O curso “Cidadão Ciberinformado”, que é gratuito, irá ajudá-lo a perceber melhor este e outros conceitos, através de algumas dicas que permitam, por exemplo, compreender e identificar a veracidade de uma notícia.
Sabia que os portugueses consideram que as notícias ou informações falsas ou que deturpam a realidade são um problema no país? Este resultado demonstra a preocupação de mais de 80% dos portugueses que responderam ao Eurobarómetro Especial 464, sobre “Fake News and Online Disinformation”, publicado em 2018.
A mesma fonte indica que os portugueses foram dos europeus que consideraram mais importante o papel dos jornalistas e dos próprios cidadãos no combate à disseminação das fake news, mais do que a média da própria União Europeia.
Recentemente foi lançada hoje a 4ª edição do Curso Cidadão Ciberinformado! Esta nova edição conta com mais um módulo que pretende combater o discurso de ódio que potencia a disseminação fácil, rápida e praticamente incontrolável da desinformação, constituindo uma ameaça às sociedades democráticas.
O Curso Cidadão Ciberinformado é composto por cinco módulos teóricos com conteúdos relacionados com o tema das fake news: o que são, como se propagam, como combatê-las, assim como algumas técnicas para verificar se uma notícia ou informação partilhada online é verdadeira.
Após a conclusão de todos os módulos do curso “Cidadão Ciberinformado”, os participantes podem descarregar o respetivo Certificado de conclusão. Para isso, será apenas necessário responder a todas as atividades com uma percentagem mínima de 75% de opções corretas.