A Internet é hoje uma ferramenta fundamental para a economia, para a cultura, para a educação, para o turismo, etc.
Com o objectivo de garantir mais e melhor conectividade, a Comissão Europeia criou a iniciativa WiFi4EU como o objetivo de proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais de um município. Conheçam os 127 municípios que vão receber vales da Comissão Europeia para alargar cobertura Wi-Fi em locais públicos.
A iniciativa WiFi4EU promove o acesso sem fios gratuito à Internet em espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde e museus, em benefício dos cidadãos de toda a Europa.
Dos 256 municípios portugueses que se candidataram à iniciativa da Comissão Europeia WiFi4EU, cerca de metade, 127, conseguiram vales (lista aqui) no valor de cerca de 2 milhões de euros.
No total candidataram-se a nível europeu 13 mil municípios, tendo sido atribuídos 2800 vales – no valor de 15 mil euros cada – o que significa que 21,5% dos candidatos foi contemplado com vales. Portugal teve um resultado superior, com quase 50% dos municípios que se candidataram a receberem vales.
A primeira convocatória desta iniciativa decorreu entre 7 e 9 novembro. No início de 2019 haverá a segunda convocatória e os municípios que não conseguiram vales agora poderão candidatar-se nessa altura.
O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.