Pplware

15 Plataformas Cloud Open Source para partilha de ficheiros (1)

No mundo Open Source são várias as soluções direcionadas para a partilha de ficheiros. Uma boa parte dessas plataformas são por vezes usadas em projetos e soluções comerciais, uma vez que são bastante fiáveis e seguras.

Hoje vamos conhecer as primeiras 5 plataformas Cloud Open Source para partilha de ficheiros para um TOP 15.


#1 – OwnCloud

O projeto ownCloud permite aos utilizadores implementarem a sua própria cloud privada. Este projeto assume-se como uma alternativa gratuita aos vários serviços cloud-based já existentes e disponibiliza como base um gestor de ficheiros, suporte para partilha de música, streaming, calendário, contactos e muito mais… tudo no nosso computador ou servidor.

Além de estar acessível através de um simples browser, esta plataforma disponibiliza ainda clientes para dispositivos móveis.

OwnCloud


#2 – Nextcloud

O Nextcloud não é nada mais que um fork do ownCloud e por isso é também uma plataforma para partilha de ficheiros, fotografias, vídeos, etc. Além disso é possível ter um serviço de calendário partilhado, contactos, etc.

Tal como o ownCloud, o Nextcloud tem também apps para dispositivos móveis.

NextCloud


#3 – Pydio

O Pydio é uma solução OpenSource que permite criar um autêntico servidor de ficheiros. Esta solução oferece várias funcionalidades interessantes das quais se destacam: Interface simples, funcional e muito fluída, Acesso aos documentos a partir de qualquer lugar, suporte para dispositivos móveis (iOS e Android), suporte para o protocolo WebDAV, etc.

NextCloud


#4 –  Ceph

O Ceph é uma plataforma open-source distribuída, de armazenamento de ficheiros, objetos que usa um sistema de ficheiros de rede compatível com POSIX para garantir o grande armazenamento de dados e alto desempenho.

Ceph


#5 –  Seafile

Seafile é uma plataforma open source, baseada em python que oferece os vários mecanismos para garantir a máxima proteção da informação (por exemplo, é possível definir uma password para acesso aos ficheiros associados a uma biblioteca).

SeaFile


E são estas as nossas sugestões para hoje. Fiquem atentos, pois, a parte 2 deste artigo já está feita e deverá ser disponibilizada em breve. Se conhecerem outras plataformas partilhem nos comentários.

Se já experimentaram alguma das plataformas anteriores, deem-nos feedback.

Exit mobile version