Elon Musk tem estado muito atento à inteligência artificial e ao que esta poderá trazer no futuro imediato. As suas opiniões menos positivas têm-se feito ouvir, mostrando bem como é contra. Curiosamente, agora surgiu a informação que registou a XAI, a sua empresa dedicada à inteligência artificial.
Apesar de se ter mostrado abertamente contra a IA, Elon Musk não parece querer perder esta oportunidade única. Foi um dos investidores iniciais na OpenAI e tem procurado estar presente em todos os momentos em que a inteligência artificial se revela e evolui.
Agora, e do que está a ser avançado por várias fontes, Elon Musk criou a sua empresa dedicada à IA. De nome X.AI, esta carrega consigo uma das marcas mais conhecidas de Elon Musk. A famosa X, que será em breve a sua app para tudo, com tantas vezes já referiu.
A sua nova empresa foi registada no Nevada e tem Elon Musk como CEO e Jared Birchall, diretor dos escritórios de sua família, como secretário. O registo existente revela que a empresa foi registada no dia 9 de março de 2023.
Buying Twitter is an accelerant to creating X, the everything app
— Elon Musk (@elonmusk) October 4, 2022
Elon Musk tem estado cada vez mais próximo deste tema e uma das informações mais recentes dava conta de que teria comprado milhares de GPUs. O que não foi referido na altura foram os seus planos de criar uma empresa dedicada à IA.
Após o aumento meteórico da popularidade do ChatGPT, Musk defendeu a regulamentação desta tecnologia. Assinou na altura uma carta aberta que procurou instigar os líderes das empresas de tecnologia a fazerem uma pausa de seis meses no seu desenvolvimento.
Com esta nova empresa, Elon Musk deverá procurar criar uma alternativa ao ChatGPT da OpenAI e assim ganhar a sua quota neste mercado. Ao que parece, terá já conversado com investidores da Tesla e da SpaceX para colocarem dinheiro neste seu novo empreendimento.