Pplware

Se usa o Dropbox então os seus ficheiros podem estar a ser usados para alimentar serviços de IA

O Dropbox é um dos primeiros serviços Cloud que a Internet ofereceu. Este tem crescido procurado novas funcionalidades para se manter interessante e cativar os utilizadores. Um dos últimos foi a integração com a IA, para ser mais eficiente. O que muitos não sabem é que esta novidade pode estar a permitir que os seus dados sejam usados para treinar a IA.


Mesmo com os serviços Cloud de empresas como a Google, a Microsoft ou a Apple, muitos continuam a optar por usar o Dropbox. Este serviço integra-se de forma transparente com os sistemas operativos e permite assim guardar os ficheiros na Internet e aceder-lhes de qualquer lado.

Para otimizar a sua pesquisa, tornando o encontrar de ficheiros mais eficiente e mais simples, este serviço Cloud resolveu usar a IA. Para isso escolheu a OpenAI, a criadora do ChatGPT, para se associar e assim obter uma proposta já funcional e com provas dadas, ainda que em outros contextos.

O problema, e que ainda não tinha sido revelado de forma alargada, é que ao utilizar este serviço de pesquisa os utilizadores fornecem mais do que esperavam. Todos os seus ficheiros e a sua informação são passados para a OpenAI e usados para alimentar e ensinar a IA desta empresa.

Ao ser confrontada com esta situação, o Dropbox apressou-se a revelar que esta informação pessoal é fornecida, mas apenas em situações muito específicas. Esta é supostamente dependente da ativação dos serviços de IA deste serviço Cloud e por isso depende dos utilizadores.

A informação disponível no apoio do Dropbox deixa isso claro, algo que não acontece quando a pesquisa baseada em IA é ativada. Refere ainda que a ativação desta opção não é feita de forma automática e que o controlo estará sempre nas mãos dos utilizadores. Estes podem a qualquer momento desativar e assim deixar de partilhar informações com a IA da OpenAI.

Esta funcionalidade do Dropbox está ainda em testes e numa fase inicial. Em breve deverá ser alargada a todos e ainda mais dados e ficheiros vão ser fornecidos de forma direta à OpenAI, provavelmente sem que os utilizadores tenham consciência disso.

Exit mobile version