Pplware

OpenAI traz ao ChatGPT mais segurança para adolescentes e pais agradecem

Depois de muitas confusões, a OpenAI está finalmente a adicionar algo que os pais vinham a pedir. Falamos dos controlos parentais no ChatGPT, agora disponíveis na web e em dispositivos móveis. Estes vão permitir gerir e controlar a interação com a IA, mantendo-a segura.


ChatGPT tem mais segurança para adolescentes

A empresa lançou os controlos parentais, juntamente com uma nova página de recursos para pais, para ajudar as famílias a gerir a utilização do ChatGPT em casa. A partir de agora, os pais podem ligar as suas contas à conta dos seus filhos adolescentes e ajustar as definições para uma experiência mais segura e adequada à sua idade.

Tudo isto faz parte do esforço maior da OpenAI para tornar o ChatGPT útil para todos, ao mesmo tempo que aborda a segurança para os utilizadores mais jovens. A empresa já tinha afirmado que desenvolve um sistema de previsão de idade que detetará automaticamente se alguém tem menos de 18 anos e aplicará as proteções adequadas.

Pais agradecem a novidade da OpenAI

Por enquanto, o controlo parental coloca este poder diretamente nas mãos dos pais. A OpenAI afirma ter trabalhado com especialistas, grupos de defesa como a Common Sense Media e legisladores, incluindo os Procuradores-Gerais da Califórnia e do Delaware, para moldar estes recursos.

Este novo sistema via funcionar de forma simples. Um pai ou um responsável envia um convite ao filho adolescente, que pode aceitar e vincular as contas. A partir daí, o pai ou o responsável obtém um painel de controlo simples na sua própria conta para gerir a experiência do adolescente no ChatGPT. Se o adolescente decidir desvincular, os pais serão notificados.

Novos limites para usar a IA sem perigos

Uma vez vinculados, os adolescentes ganham automaticamente proteções extra, como menos conteúdo gráfico, restrição de roleplay, menos ideais de beleza extremos e limites para desafios virais – tudo isto para manter a experiência mais segura e adequada à idade.

Os pais também contam com controlos mais detalhados, incluindo a capacidade de:

Além disso, a OpenAI afirma que o ChatGPT conta agora com proteções para sinalizar possíveis sinais de automutilação. Se os seus sistemas detetarem alguma atividade preocupante, uma equipa treinada analisa o caso. Em situações graves, os pais podem ser alertados por e-mail, mensagem de texto ou notificação push.

Estas atualizações são um passo significativo para tornar a IA mais segura, especialmente para os adolescentes que estão a crescer com estas ferramentas no dia a dia. O lançamento ocorre também após um processo judicial interposto pelos pais de um adolescente que se suicidou depois de alegadamente ter sido orientado pelo chatbot de IA sobre métodos de automutilação.

Exit mobile version