Pplware

Machine Learning vs Deep Learning: quais as principais diferenças?

Machine Learning e Deep Learning são subáreas da inteligência artificial (IA), mas diferem em complexidade, abordagem e também onde se devem aplicar. Conheça as principais diferenças entre elas.


Machine Learning (ML)

O Machine Learning (ML) é uma técnica que usa algoritmos para analisar dados, aprender padrões e tomar decisões sem programação explícita. Por exemplo, o sistema de recomendação de vídeos da Netflix usa ML.

Como funciona?

Exemplo de ML

Deep Learning (DL)

Deep Learning (DL) utiliza redes neurais artificiais com múltiplas camadas para aprender de forma autónoma. Exemplo: Reconhecimento facial.

Exemplo (banana)

Âmbitos de aplicação de ML e DL

No que diz respeito aos dados, o ML funciona bem com dados estruturados e menores volumes. Já o DL, requer grandes volumes de dados. O ML é menos exigente que o DL, no que diz respeito a recursos computacionais. Relativamente à arquitetura, O ML usa algoritmos simples (regressão, árvores de decisão), enquanto o DL recorre a redes neurais profundas com múltiplas camadas.

Enquanto o ML é versátil e eficiente para tarefas específicas com dados organizados, o DL destaca-se em cenários complexos que exigem autonomia na aprendizagem e processamento de grandes volumes de dados. Ambos são complementares, mas a escolha depende do problema, dos recursos disponíveis e da natureza dos dados.

Exit mobile version