A margem de sucesso na Fórmula 1 resume-se a pequenas medidas de tempo e distância. Os pilotos sabem as linhas exatas a seguir para obterem tempos de volta ótimos. Mas, por vezes, saem dos limites ao tentarem ganhar vantagem. Para ajudar os responsáveis a verificar se as rodas de um carro ultrapassam totalmente a linha, a F1 vai testar um sistema de IA.
O objetivo é reduzir a revisão manual graças à IA
A Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), o organismo que rege os desportos motorizados, afirma que irá utilizar a tecnologia de Visão por Computador no Grande Prémio de Abu Dhabi, que encerra a época, este fim de semana. Esta abordagem utiliza a análise de formas para determinar o número de pixéis que atravessam a linha na extremidade da pista.
Para já, a FIA não planeia automatizar totalmente as análises das infrações aos limites da pista. Em vez disso, pretende reduzir significativamente, com a ajuda da IA, o número de potenciais violações das regras que são enviadas aos funcionários para análise manual.
Como refere a Reuters, no Grande Prémio da Áustria, em julho, 4 pessoas tiveram de analisar cerca de 1.200 potenciais violações. Depois de algumas violações dos limites da pista terem ficado impunes no Grande Prémio dos EUA em outubro, os funcionários reconheceram que teriam de encontrar uma nova abordagem – onde entra a Visão por Computador.
Esta tecnologia tem sido utilizada na medicina para ajudar a analisar dados de rastreios de cancro.
Eles não querem utilizar a Visão por Computador para diagnosticar o cancro, o que querem é utilizá-la para eliminar os 80% dos casos em que não há claramente cancro, de modo a dar mais tempo às pessoas bem treinadas para analisarem os 20 %. E é esse o nosso objetivo.
Afirmou Tim Malyon, diretor adjunto da corrida e chefe das operações remotas da FIA.
A FIA espera reduzir o número de possíveis infrações que os funcionários analisam manualmente para cerca de 50 por corrida. O objetivo é “eliminar as que claramente não precisam de uma análise humana”, disse Malyon.
Já disse várias vezes que o ser humano está a ganhar neste momento em certas áreas. Pode ser esse o caso agora, mas achamos que, em última análise, os sistemas de policiamento automatizado em tempo real são o caminho a seguir.
Embora a FIA não vá confiar inteiramente na IA para fazer as chamadas de corrida tão cedo, Malyon espera que isso aconteça eventualmente.
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