Elon Musk parece ter uma ideia fixa sobre a OpenAI. A gigante da IA já lhe foi mais próxima, tendo acabado por não permanecer ligado à empresa. A mais recente movimentação foi a tentativa de compra, mas que agora cai completamente por terra. O conselho de administração rejeitou oficialmente a sua oferta.
OpenAI rejeitou proposta de compra
A oferta de 97,4 mil milhões de dólares feita pelo CEO da Tesla a 10 de fevereiro foi oficialmente rejeitada pelo seu destinatário. Este é um grande revés para os planos do empresário e uma vitória para Sam Altman. A tentativa de aquisição pareceu prejudicar os planos de Sam Altman de transformar o braço comercial da startup numa Corporação de Benefício Público (PBC). Isso liberta-a do controlo da organização sem fins lucrativos para garantir mais investimento.
“A OpenAI não está à venda, e o conselho rejeitou por unanimidade a última tentativa do Sr. Musk de interromper a sua governação”. Foi o próprio Bret Taylor, presidente da organização sem fins lucrativos da OpenAI, que o revelou numa mensagem publicada no X.
Os advogados de Elon Musk haviam revelado esta semana que o seu cliente retiraria a oferta. Para isso bastava que o conselho da OpenAI concordasse em “preservar a missão da instituição de caridade e estipular que o sinal de ‘à venda’ fosse removido dos seus ativos, interrompendo a sua conversão”.
"OpenAI is not for sale, and the board has unanimously rejected Mr. Musk's latest attempt to disrupt his competition. Any potential reorganization of OpenAI will strengthen our nonprofit and its mission to ensure AGI benefits all of humanity."
—Bret Taylor, Chair, on behalf of…
— OpenAI Newsroom (@OpenAINewsroom) February 14, 2025
Recorde-se que Elon Musk processou a OpenAI e Sam Altman alegando que a empresa afastava-se da sua missão fundamental de desenvolver IA para o “benefício da humanidade” e entrara numa “fusão de facto” com a Microsoft.
Neste novo cenário, a OpenAI não teve de alterar os seus planos para evitar a tentativa de aquisição de Elon Musk. Isto acontece por ser a própria organização que a rejeitou de imediato. Ainda assim, não se sabe que efeito secundário poderá esta tentativa de compra ter no futuro da empresa.
Mesmo que a oferta atual de Musk tenha expirado, isso pode ter influenciado o montante da compensação que a OpenAI terá de pagar à sua organização sem fins lucrativos para se desfazer dela. Em breve este valor e as restantes imposições vão ser reveladas.