Pplware

ChatGPT: dados de 100.000 contas aparecem na Darknet

O ChatGPT ganhou uma maior popularidade há apenas alguns meses, sendo atualmente usado por milhares de pessoas em todo o mundo. No entanto, parece que a segurança do serviço da OpenAI está comprometida, pois os dados de 100.000 contas apareceram recentemente na Darknet.


Dados de 100.000 contas do ChatGPT surgem na Darknet

Já ninguém consegue controlar a integração da Inteligência Artificial nas várias atividades do nosso dia a dia. E com os avanços neste segmento, é fundamental que os serviços e produtos que fazem parte deste mercado reforcem bem a sua segurança para a proteção dos dados dos seus utilizadores.

No entanto, há sempre notícias menos positivas neste campo e as mais recentes informações reveladas pela empresa de segurança Group-IB indicam que os dados de cerca de 100.000 contas do popular sistema IA ChatGPT apareceram agora na Darknet. Em concreto, foram os dados de 101.134 contas expostos na plataforma obscura da Internet.

Esta é então considerada como uma grande exposição de dados, especialmente porque entre eles estarão várias informações de foro profissional também.

Os detalhes revelam que estes dados foram conseguidos através de trojans e, segundo o Group-IB, não eram direcionados a diversas vítimas específicas. Como tal, assume-se que o objetivo era então infetar o maior número possível de contas com base em ataques de phishing.

Para quem não conhece, o ChatGPT, criado pela empresa OpenAI, é um sistema de Inteligência Artificial capaz de conversar com os utilizadores, assim como também executar os comandos que lhe são indicados. É um serviço bastante usado para diversos fins, como académicos, programação, resolução de problemas, esclarecimento de dúvidas, fornecimento de informações, entre outros.

Se por um lado temos muitas pessoas a favor da evolução das IA, existem também aqueles que estão absolutamente contra, usando vários argumentos como a segurança das pessoas, a sobrevivência da humanidade, a extinção de postos de trabalho, etc. e, certamente, estes comprometimentos de dados só reforçam a sua posição.

Exit mobile version