Sam Altman tem sido uma das faces mais visíveis da IA e de tudo o que esta se prepara para trazer. Fundador da OpenAI, este tem sido o seu CEO e tem decidido o caminho que a empresa segue no que toca aos seus desenvolvimentos. Sam Altman acaba de ser despedido do conselho de administração da OpenAI, com uma justificação que deixa todos perplexos.
Sam Altman já não é o CEO da OpenAI
OpenAI, empresa por trás do chatbot ChatGPT, demitiu o seu CEO e fundador, Sam Altman. A sua partida está a ser recebida com espanto por toda a indústria associada à IA. A empresa, em comunicado, revelou que uma investigação interna descobriu que Sam Altman nem sempre foi sincero com o conselho.
A saída do Sr. Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades. O conselho não confia mais na sua capacidade de continuar a liderar a OpenAI.
Altman deixará o cargo de CEO e deixará também o conselho de administração da OpenAI. Mira Murati, diretora de tecnologia da empresa até agora, atuará como CEO interina, com efeito imediato, até que um sucessor permanente seja escolhido pela OpenAI.
i loved my time at openai. it was transformative for me personally, and hopefully the world a little bit. most of all i loved working with such talented people.
— Sam Altman (@sama) November 17, 2023
will have more to say about what’s next later.
Mentor da IA despedido por falta de confiança
O ex-CEO da OpenAI já reagiu a esta novidade e num tweet lacónico revelou apenas que gostou de trabalhar na empresa e com todos. Embora Altman seja um defensor da IA há muito tempo, ele também é um dos seus maiores críticos. Num depoimento perante o Congresso no início deste ano, Sam Altman descreveu a atual explosão da tecnologia como um momento crucial.
A Microsoft, que investiu milhões de dólares na OpenIA no início deste ano, também já reagiu. Num comunicado revelou que “continua comprometida com Mira e a sua equipa enquanto trazem esta próxima era da IA para os clientes”. Curiosamente, o preço das ações da Microsoft caiu mais de 6% após o anúncio.
Esta é, sem qualquer dúvida, uma perda grande para a OpenAI e para todo o desenvolvimento da tecnologia de IA, que ganha um peso crescente. Após fundar a empresa e apresentar ao mundo o ChatGPT, Sam Altman tem procurado levar a que a tecnologia seja usada de forma positiva e não para propósitos menos nobres.