Mais uma vez, a Inteligência Artificial (IA) mostra-se versátil. A Califórnia anunciou planos para desenvolver soluções de combate ao trânsito baseadas na tecnologia. Mas não só.
De acordo com funcionários da administração da Califórnia, o estado está a trabalhar com cinco empresas para desenvolver ferramentas de IA generativa, utilizando tecnologia financiada por gigantes como OpenAI, Amazon, Google e Anthropic.
Os esforços procurarão resolver problemas como o trânsito desmedido e dar orientações fiscais, promovendo estradas mais seguras e melhores serviços no geral.
Os novos acordos foram tornados públicos pela Califórnia, na quinta-feira, como parte das iniciativas do governador Gavin Newsom para envolver a IA.
Califórnia quer melhorar a vida dos cidadãos com a IA
As empresas iniciarão uma experiência interna de seis meses, na qual os funcionários do estado testarão e avaliarão os produtos apresentados.
Depois, o estado deverá avaliar quais as ferramentas que poderão ser totalmente adotadas no âmbito de novos contratos. De acordo com um porta-voz da administração, todos os instrumentos são considerados de baixo risco, porque não lidam com dados privados ou sensíveis.
Fontes indicam que o governador Gavin Newsom destaca a Califórnia como um centro global de IA, e salienta que 35 das 50 maiores empresas de IA do mundo estão ali sediadas.
O interesse pelo desenvolvimento da IA no estado foi reforçado, no ano passado, quando o governador da Califórnia assinou uma ordem executiva que obriga a investigação de aplicações éticas de IA generativa até este verão.
No âmbito dessa ordem, o estado começou a solicitar que as empresas de tecnologia desenvolvessem soluções de IA generativa para serviços públicos, em janeiro.
De facto, as autoridades estatais e os especialistas afirmaram que, embora o subconjunto da IA que pode produzir novos conteúdos como texto, áudio e imagens seja muito promissor para melhorar a eficiência das agências governamentais, há, também, uma necessidade urgente de a aplicar para controlos e supervisão, no sentido de reduzir riscos.
Segundo as autoridades, o objetivo da abordagem da Califórnia é criar confiança no público. Isto implicará transparência por parte das empresas relativamente aos principais modelos linguísticos que utilizam para criar os seus produtos de IA.
Agora, resta-nos esperar para saber as soluções que as empresas irão apresentar e quais serão, posteriormente, implementadas pela Califórnia.