Pplware

AMD prevê mercado de chips IA de 45 mil milhões de dólares este ano

O segmento da Inteligência Artificial está a ser integrado em várias áreas e já sabemos que este será um dos temas a marcar o presente e o futuro ao longo dos próximos anos. Para além disso, este é um setor que envolve muito investimento e lucro. Como tal, as estimativas da AMD é que este ano haja um mercado de chips IA de 45 mil milhões de dólares. Mas a tendência é para crescer muito mais.


Mercado de chips IA de US$ 45 mil milhões este ano, estima a AMD

De acordo com as informações vindas da agência Reuters, a AMD prevê para este ano um mercado de 45 mil milhões de dólares para processadores de Inteligência Artificial destinados aos data centers.

As declarações aconteceram nesta quarta-feira (6), durante o anúncio oficial por parte da empresa de mais dois novos chips de data center de IA pertencentes à sua linha MI300. Um desses chips está focado nas aplicações generativas de IA enquanto que o segundo chip foi construído para ser integrado nos supercomputadores. O modelo para a IA generativa designa-se MI300X e inclui uma memória avançada com grande largura de banda, o que vai melhorar o desempenho do equipamento.

Pode ver o evento da apresentação dos novos chips no vídeo seguinte:

Na apresentação, os executivos da AMD foram mostrando a rapidez com que tem aumentado a procura por chips de Inteligência Artificial. Segundo a empresa norte-americana, é esperado que o mercado de chips IA para data centers cresça ainda mais e atinja cerca de 400 mil milhões de dólares até ao ano de 2027.

A nova linha AMD MI300, que foi agora lançada, está preparada para competir contra os principais processadores de Inteligência Artificial da rival Nvidia. No evento, a empresa de Lisa Su também revelou uma nova versão do software necessário para o funcionamento dos chips IA.

Exit mobile version