Muitos receavam que a IA lhes tirasse o emprego. No entanto, os preços que a OpenAI está a considerar para os seus futuros agentes de IA avançados são absolutamente extraordinários: falamos em 20.000 dólares por mês.
20.000 dólares mensais por um agente de IA
Segundo o The Information, a OpenAI planeia lançar vários agentes de IA especificamente orientados para diversas tarefas e cenários. Quanto mais avançados e especializados forem, mais dispendiosos serão. De facto, o mais caro seria um agente investigador com o nível de um doutoramento, que custaria 20.000 dólares por mês.
Existem outros agentes, como um “trabalhador do conhecimento com rendimentos elevados”, que terá um preço estimado de 2000 dólares mensais. Se pretendermos substituir um bom programador por uma IA, a proposta da OpenAI custará 10.000 dólares por mês.
A vantagem teórica destes agentes é que conseguirão realizar um trabalho teoricamente impecável e, além disso, fá-lo-ão continuamente, sem pausas nem descansos, sem fins de semana ou férias e sem adoecerem. Se realmente forem capazes de desempenhar as funções tão bem (ou melhor) como um ser humano nesse cargo, é possível que o investimento se torne bastante rentável.
Ainda não há data prevista para o seu lançamento
Não está claro quando estes agentes serão lançados ou quando estarão disponíveis para as empresas, mas a fonte destaca como a SoftBank, investidora da OpenAI, se comprometeu a investir 3 mil milhões de dólares em agentes de IA da OpenAI este ano.
Estas subscrições extremamente caras ultrapassariam em muito o atual plano ChatGPT Pro de 200 dólares mensais, mas são certamente a via que a OpenAI tem para se tornar rentável. Atualmente, como a maioria das empresas de IA, a OpenAI está a gastar muito mais do que aquilo que fatura.
Objetivo: rentabilidade em 2029
Há meses foram divulgados dados internos segundo os quais a OpenAI esperava tornar-se rentável em 2029. Para o conseguir, têm um plano bastante simples: oferecer subscrições cada vez mais caras que farão com que os utilizadores que queiram aceder aos seus modelos de IA mais avançados paguem pequenas fortunas mensais.
Se considerarmos estes novos rumores, será melhor que as empresas se preparem para o futuro. Um futuro em que poderão ter a opção de “contratar funcionários de IA”, mas mais vale que sejam rentáveis, porque tudo indica que os seus salários serão elevados.
Leia também: