Pplware

Zona Euro: Transferências bancárias agora já são em segundos

Com tanta tecnologia e plataformas, o sistema bancário parece ainda ter algumas limitações. Por exemplo, fazer transferências bancárias de um banco para outro e ter de esperar até que o dinheiro fique disponível.

Na verdade, em alguns cenários, é apenas a comunicação entre plataformas que ainda não existe. Recentemente o Banco de Portugal fez saber que já é possível efetuar transferências imediatas a nível pan-europeu.


A partir de ontem (14/10) passou a ser possível ordenar transferências imediatas para outros países da área do euro, ficando os fundos disponíveis na conta do beneficiário em poucos segundos.

Transferências bancárias imediatas para mais de 4000 bancos europeus

Segundo o Banco de Portugal, essa possibilidade decorre da ligação da solução nacional ao TIPS – TARGET Instant Payment Settlement, o sistema disponibilizado pelo Eurosistema para a realização de transferências imediatas a nível pan-europeu.

Neste momento de arranque, é possível realizar transferências imediatas de e para 14 prestadores de serviços de pagamento nacionais, que se encontram ligados a cerca de 4000 bancos europeus, em Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Letónia e Países Baixos.

De realçar que a adesão ao TIPS é facultativa por parte dos prestadores de serviços de pagamentos, pelo que, numa primeira fase, nem todas as instituições ativas no mercado de serviços de pagamento de retalho nacional e europeu irão disponibilizar esta solução aos seus clientes.

Espera-se, no entanto, um gradual aumento de cobertura ao longo dos próximos meses, tanto ao nível das instituições participantes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado.

A instituição liderada por Mário Centeno lembra que “desde 18 de setembro de 2018 que é possível realizar transferências imediatas em Portugal”, através do Sistema de Compensação Interbancária (SICOI), gerido e regulado pelo supervisor bancário.

Leia também…

Exit mobile version