Pplware

Ziphius, drone nacional na grande final do Insert Coin

Ziphius é a denominação do drone aquático que venceu os dois prémios no total de 25 mil dólares no concurso promovido pela Engadget, o Insert Coin.

O site tecnológico Engadget é considerado como um dos maiores do mundo e um verdadeiro opinon maker. Neste concurso estiveram envolvidos prémios de milhares de euros, sendo um dos grandes vencedores de origem lusa.

O Ziphius é um projecto desenhado pela Azorean, uma spin-off  da tecnológica também portuguesa YDreams. E tenta neste momento obter fundos para futura distribuição como gadget. O drone pode ser utilizado para fins de entretenimento e, sobretudo, como tecnologia para a conservação dos oceanos, tendo também outras funções ligadas ao ambiente. O Insert Coin foi o passatempo ideal para o objectivo pretendido.

O Ziphius é ainda um protótipo e, conforme mencionamos no primeiro parágrafo, é um drone aquático que navega sobre lagos, mar ou piscinas, e que pode ser controlado directamente por telemóvel ou tablet (iOS ou Android). Para dar mais ênfase a este gadget foram-lhe incluídos jogos de realidade aumentada e comportamentos autónomos, bem como uma câmara com ‘tilt’ – técnica de rotação vertical – que é capaz de capturar imagens subaquáticas oferecendo ao utilizador uma visão de pilotagem directa do mesmo.

Principais características:

O objectivo final da Azorean é a divulgação e concretização do projecto em massa para assim o poder vender online. Para já, segundo a YDreams, são necessários 100 mil euros para dar início a uma produção industrial do gadget. Este drone é bastante inovador, chegado a explorar tecnologias e propriedade intelectual desenvolvidas pela YDreams em áreas como a realidade aumentada, agentes e jogos.

Abaixo fica um pequeno vídeo para uma melhor noção deste projecto:

O Ziphius foi, assim, o mais votado entre outros dez produtos, tanto online como no próprio evento, tendo ganho o prémio conferido pelo público (no valor de 5.000 dólares). Além disso, o Ziphius recebeu também o Grande Prémio, este atribuído pelo júri, público e online (no valor de 20.000 dólares).

Este prémio é a validação da estratégia seguida pelo grupo em apostar cada vez mais na produção e comercialização de produtos de massa à escala global”, referiu Cristina Gouveia, COO da Azorean. “Estamos muito agradecidos por todo o apoio dado pelo público que votou em nós e ajudou nesta vitória, que contribuiu também para aumentar a motivação de toda a equipa”.

A entrega dos prémios teve lugar em São Francisco, Califórnia, no passado fim-de-semana, e teve como objectivo encontrar os melhores gadgets no que toca a crowdfunding.

Exit mobile version