Zeinal Bava esteve presente no Delta App Mobile Hackathon, onde deu uma apresentação sobre a criação e monetização de aplicações móveis. O Delta App é um evento que decorreu este fim-de-semana e que juntou cerca de 20 equipas de programadores, designers e gestores na busca e desenvolvimento da melhor app.
Os vencedores ganham uma viagem a Sillicon Valley, apesar de o CEO da PT acreditar que o nosso país pode ser perfeitamente um Sillicon Valley. Saiba como.
O CEO da Portugal Telecom (PT) chega mesmo a afirmar que não é necessário ir a Sillicon Valley para desenvolver uma grande ideia, não duvidando da qualidade dos portugueses, infraestruturas e oportunidades existentes no nosso país. “Ouço muito falar em Sillicon Valley, mas não sei porque não podemos ter a nossa Sillicon Valley em Portugal. Sabiam que temos aqui em Portugal o 6º maior datacenter do mundo?”. É necessária sim, inovação, o driver do crescimento e criação de valor.
Mas como inovar?
Como exemplo, fala acerca do caso da Wii. Quando esta entrou no mercado, dominado pela Xbox e Playstation, o objectivo não era ter mais specs mas sim inovar. Essa inovação, além de passar pelos controlos, passou também pelo tipo de jogos, mais virados para família e amigos.
“Hoje em dia não falamos de invenção mas sim de inovação, porque tudo já foi inventado.”
Zeinal deu o exemplo de Israel que, apesar da sua enorme dívida conseguiu extingui-la por completo durante os últimos 20 anos, tudo graças à inovação. Os países que investem mais na inovação são geralmente os países com maior PIB per capita.
“Não basta ter uma boa app, é preciso dar-lhe relevância e proporcionar uma boa experiência ao utilizador.”
O CEO da PT destaca a importância dos hábitos de consumo durante os últimos anos. Refere que a literacia digital é, hoje em dia, transversal, não é apenas para os miúdos e jovens, cada vez mais idosos consomem conteúdos digitais. O tempo gasto com o telemóvel subiu 2 vezes e meia de 2008 para 2012! As pessoas utilizam cada vez menos o telemóvel para Voz, descendo de 61% em 2008 para 21% este ano.
“A inovação não é só produtos e serviços, pode ser também na forma como se trabalha.”
A optimização de processos organizacionais é uma área de importante inovação. Zeinal conta-nos como decidiram aumentar o espaço útil dos carros do apoio técnico para que precisassem de voltar ao armazém 2 vezes em 2 semanas, ao invés de 5 vezes
“Os dispositivos móveis são Android dominam, imediatamente seguidos pelo iOS, mas é importante não desprezar o Windows 8.”
Um duopólio significa sempre a subida de preços. Um Samsung Galaxy S3 custa 600€, mas o fabricante gasta apenas 150€ com os seus componentes. “Quando é que um fabricante que vende isto por 600 euros, gasta apenas 150€? São margens de quase 80% de lucro!”
“É importante contextualizar geograficamente a publicidade”
Zeinal Bava pergunta quanto vale para uma empresa um cliente receber um voucher de refeição para o McDonalds exactamente quando sai do trabalho e passa pelo mesmo? É necessário tirar partido da georeferenciação e de parcerias empresariais, neste caso com o McDonalds.
“A maior parte dos utilizadores está disponível para pagar apps”
Existem 3 modelos de monetização, o pay per view (acesso a conteúdos exclusivos), o upgrade de serviços e a remoção dos ads da aplicação. Basta definir o business plan, escolhendo um destes 3 modelos.
“Everyting is going mobile”
É com esta frase que o CEO da PT termina a sua apresentação. É feita ainda uma demonstração ao vivo das apps como o Meo Go e TMN Wallet. É ainda publicitado o novo serviço de alojamento na cloud, cloudPT, que oferece gratuitamente 16Gb a qualquer utilizador.
E o leitor, concorda com o CEO da PT? Acredita que Portugal tem potencial humano e estrutural para uma grande ideia no mercado das aplicações móveis?