Segundo informações de um artigo publicado hoje pelo site do jornal Financial Times, o YouTube prepara-se para lançar esta semana um novo serviço de subscrição de canais, mas com um valor associado a essa subscrição.
Para já vão ser apenas 50 os canais que vão estar disponíveis e o seu preço deverá rondar os $1,9, cerca de 1,45 euros, por canal subscrito. Esta pretende ser uma forma de o YouTube capitalizar os seus conteúdos e financiar outros projectos que tem em mãos.
Este modelo e a monetização dos conteúdos premium não é um assunto novo no que toca ao YouTube. Desde o início do ano que rumores davam como certa a adopção deste modelo de negócio para o YouTube.
Esta será a forma da empresa conseguir financiar alguns projectos que tem em andamento e que devem ver a luz do dia num futuro próximo. Fala-se da disponibilização de programas de televisão e de filmes dentro do YouTube.
Segundo a informação disponibilizada pelo jornal Financial Times, o lançamento deste serviço deve ocurrer durante esta semana.
Vão ser 50 os canais disponíveis para subscrição e cada um deverá custar, mensalmente, cerca de 1,45 euros (1,99 dólares).
A Google já veio a público responder a este rumor, indicando que não tem nada a anunciar sobre este anuncio, mas que este modelo de subscrição está a ser estudado, como forma de trazer mais e melhores conteúdos para o YouTube.
We have nothing to announce at this time, but we’re looking into creating a subscription platform that could bring even more great content to YouTube for our users to enjoy and provide our creators with another vehicle to generate revenue from their content, beyond the rental and ad-supported models we offer.
Neste momento as únicas fontes de receita que o YouTube gera são provenientes da publicidade que é apresentada aos utililzadores quando estes visualizam os vídeos que o YouTube disponibiliza.