Pplware

YouTube apresenta Vídeos Ultra HighDef de 4096p 4K

Com o aumento da largura de banda na casa de cada utilizador, a indústria de conteúdos multimédia acompanha e força esse incremento de velocidade disponibilizando conteúdos em vídeo com alta definição. Os agregadores de vídeos, como o YouTube, por exemplo, passaram a permitir que pudéssemos carregar vídeos em HD e apresentar numa resolução até 720p.

No ano passado em Dezembro, como referimos aqui, o YouTube anunciou o suporte para FullHD com vídeos a 1080p. Foi mais um passo para aumentar e aproximar os conteúdos multimédia disponibilizados na Internet dos segmentos onde a qualidade de vídeo é imprescindível.

No passado dia 9, durante a conferência VidCon 2010, o YouTube anunciou oficialmente o suporte para vídeos em 4k (resolução de 4096 x 3072).

Estas novidades fazem com que seja já discutido o futuro da televisão e de outros canais muito próprios que propagam imagem vídeo. É hora de voltar a revolucionar.

O YouTube tem diariamente dois mil milhões de visualizações, muitas ou mesmo a grande parte, são de fraquíssima qualidade, mas este mercado está a mudar e estes novos projectos tecnológicos, como o 3D e o Ultra Alta Definição estão a abrir novos segmentos de negócio.


Assim, o Youtube anunciou o suporte para vídeos com gravação em 4K, o que significa que agora teremos no YouTube resoluções de vídeo desde 360p até 4K (original). A titulo de exemplos, só para ter uma ideia do que será o tamanho de 4K, o ecrã ideal para ser projectado um vídeo 4k teria de largura 7,62 metros. Esta resolução vai mesmo mais além dos formatos Imagem Maximum (IMAX) que apenas utiliza dois projetores 2k de resolução.

Lista de vídeos 4k

Obviamente que não será um formato para já muito comum, principalmente pelo preço que estas câmaras têm e “ainda” pelo tamanho dos projectores que apresentam estes vídeos. É no entanto, um novo salto qualitativo que o YouTube oferece aos seus utilizadores.


Mais informação: YouTube Blog

Exit mobile version