A versão XP Home é o 15.º software mais vendido na Amazon; a versão Windows Vista Home Premium não vai além do 41.º lugar.
Ainda que esteja longe de ser totalmente representativo do mercado dos sistemas operativos, o top de software mais vendido na Amazon contraria uma das estratégias comerciais da Microsoft.
A companhia de Gates e Ballmer já anunciou que o ciclo de vida comercial do Windows XP chegou ao fim.
Apesar deste anúncio oficial, as lojas e fabricantes que ainda têm cópias em stock têm continuado a vender o “antigo” sistema operativo, informa a Cnet.
São várias as razões que levaram duas versões do XP (o XP Pro está na 21ª posição) a ultrapassar o Vista no top de vendas da Amazon: a principal estará relacionada com o facto de a grande maioria dos sistemas operativos da Microsoft ser vendida pré-instalada aquando da compra de um computador.
Nostalgia precoce, fim de comercialização nos circuitos tradicionais, e alguns rumores que davam conta de dificuldades em correr o Vista em computadores mais antigos também terão contribuído para esta pequena “corrida ao XP”.
Ainda assim, há que manter algumas reservas quanto à representatividade deste top de vendas: até porque, hoje, o Mac OS X Leopard é o sétimo software mais vendido da Amazon. Exame Informática