Depois de se lançar no Brasil, a Xiaomi anuncia resultados fantásticos!
A gigante chinesa não pára de bater recordes de vendas e “só” nos primeiros 6 meses deste ano cresceu 33% ao colocar no mercado mundial 34,7 milhões de smartphones.
A Xiaomi tem um valor de mercado de 45 mil milhões de dólares e é considerada já como a terceira maior empresa do mundo a exportar smartphones. Esta semana deu mais um passo na sua propagação mundial e apresentou-se oficialmente no Brasil, depois de ter conquistado o mercado chinês e indiano.
Esta campanha faz parte dos planos de expansão da empresa para sustentar as pretensões de um ano fantástico de vendas, que o CEO e co-fundador da Xiaomi, Lei Jun, estima ser de 100 milhões de smartphones vendidos. Para esse número, a empresa conta já com um impressionante número de 34,7 milhões conseguidos nos primeiros 6 meses deste ano, um incremento de 33%, face a igual período do ano passado. Contudo, estes número mostram que a empresa está ainda longe da metade dos 100 milhões e terá de acelerar para lá chegar.
Nestes 5 anos de vida da empresa, o melhor resultado foi conseguido foi no ano passado, com um recorde de 61 milhões de unidades vendidas o que gerou 12 mil milhões de dólares de encaixe financeiro, embora a Xiaomi não tenha detalhado o que eram lucros ou custos. Estes números, contudo, mostram uma rápida subida nas vendas. Em 2012 a empresa apenas tinha vendido 7,2 milhões de smartphones, em 2013 vendeu 18,7 milhões de unidades e isto sem sair da China, pois quando abriu o mercado indiano o salto foi enorme. Isso poderá dizer algo com esta entrada no mercado brasileiro.
We sold 34.7 million smartphones in 1H 2015 alone, a 33% year-on-year increase! Big thanks to Mi fans. RT the news! pic.twitter.com/5EGzJBDlDc
— Mi (@xiaomi) 2 julho 2015
Para além do Brasil, que começará a vender o primeiro smartphone já no próximo dia 7 de Julho, a empresa prevê entrar também noutros mercados, como Turquia, México, Rússia e nalguns países do sudoeste asiático, lá mais para a frente. A partir de agora, a empresa já vende os seus smartphones em oito países na Ásia e, recentemente, começou a vender acessórios na Europa e nos EUA.
Mesmo com o mercado chinês dos smartphones a abrandar, fizemos um trabalho excelente ao conseguir um crescimento de 33% face aos números do ano passado. Pode-se dizer que superou o mercado e produziu um excelente relatório.
Declarações de Lei Jun.
A Xiaomi não revelou quem foi o principal mercado das suas vendas, mas é sabido que 70% das vendas foram através do seu site online Mi e as restante foi através de lojas de retalho espalhadas pela China e pela Índia.
Outro dado em falta é que smartphone mais vendeu para já neste ano. A Xiaomi não revela mas referiu que seis dos seus modelos – Mi 2, Mi 3, Redmi, Redmi Note, Mi 4 e Redmi 2 já venderam mais de 10 milhões de unidades até à data.
Esta empresa será uma grande concorrente para as chamadas “marcas notáveis” do segmento Android e isso marcará o ano de 2015 de muitas marcas que cada vez são mais residuais. Algumas contra-atacam como fez já a Asus no Brasil, com campanhas promocionais.