Pplware

Xiaomi responde às acusações da Apple

Por Hugo Sousa para PPLARE.COM

Como todos sabemos a empresa Xiaomi começou a comercializar Smartphones Android há cerca de três anos, tornando-se numa das maiores fabricantes de telemóveis da China. Desta forma a empresa começa agora a sua expansão global e começa a receber as suas primeiras críticas.

A Apple acusa a empresa de clonar o design dos seus equipamentos.

Depois destas acusações a Xiaomi veio a público defender a filosofia utilizada no design dos seus dispositivos, afirmando na conferência sobre tecnologia organizada pelo The Wall Street Journal que os engenheiros e designers responsáveis na empresa são inspirados por muitos produtos outrora criados tanto na china como no exterior, situação que segundo o vice-presidente da empresa chinesa acontece com todas as empresas.

“Os nossos designers e os nossos engenheiros são inspirados por grandes produtos e por grandes projectos lá fora. E, francamente, quem é que no mundo de hoje não é? Aponte-me a um produto na nossa indústria, um produto novo que tenha saído e que tenha uma linguagem de design completamente original. Você não vai ser capaz de encontrar um. “

 Hugo Barra, vice-presidente da Xiaomi

A empresa chinesa entrou no mercado dos Smartphones há sensivelmente 3 anos, tendo começado a comercializar telemóveis de marca própria com sistema operativo Android. Deste então, a empresa não tem parado de crescer, tendo-se tornado numa das maiores fabricantes de telemóveis da China.

No entanto, as críticas continuam a chegar vindas do outro lado do mundo, críticas que já apelidam a marca chinesa de “Apple da China”, devido ao facto de o seu último Smartphone ser muito semelhante ao iPhone da Apple. O chefe de design da Appl, Jonathan Ive, é um desses críticos.

“Eu não vejo isso como um elogio, eu só estou a falar nesse problema em geral. Na verdade, eu vejo isso como um roubo. É realmente um roubo e é preguiçoso. E eu não acho que seja uma forma lisonjeira de criar smartphones.”

Jonathan Ive, chefe de Design da Apple

Durante a conferência em Laguna Beach, Barra confessou-se um admirador da gigante de Cupertino, afirmando mesmo que o iPhone 6 é o melhor telemóvel alguma vez construído.

“Eu sou um grande fã da Apple, a Apple é a meca de design do mundo. Eu acho que é fascinante a maneira como a Apple pegou em ideias já existentes e que já eram muito boas, acrescentando o seu toque de inovação, tendo em muitos casos, tornado essas ideias muito melhores. Então, a ideia de construir sobre grandes ideias acrescentando um toque de inovação é o que eles fazem. É o que nós fazemos.”

Hugo Barra, vice-presidente da Xiaomi

As afirmações feitas por Hugo Barra nesta conferência com certeza não caíram muito bem aos responsáveis da gigante americana, mas até acabam por fazer algum sentido.

Exit mobile version