Por Hugo Sousa para PPLARE.COM
Como todos sabemos a empresa Xiaomi começou a comercializar Smartphones Android há cerca de três anos, tornando-se numa das maiores fabricantes de telemóveis da China. Desta forma a empresa começa agora a sua expansão global e começa a receber as suas primeiras críticas.
A Apple acusa a empresa de clonar o design dos seus equipamentos.
Depois destas acusações a Xiaomi veio a público defender a filosofia utilizada no design dos seus dispositivos, afirmando na conferência sobre tecnologia organizada pelo The Wall Street Journal que os engenheiros e designers responsáveis na empresa são inspirados por muitos produtos outrora criados tanto na china como no exterior, situação que segundo o vice-presidente da empresa chinesa acontece com todas as empresas.
“Os nossos designers e os nossos engenheiros são inspirados por grandes produtos e por grandes projectos lá fora. E, francamente, quem é que no mundo de hoje não é? Aponte-me a um produto na nossa indústria, um produto novo que tenha saído e que tenha uma linguagem de design completamente original. Você não vai ser capaz de encontrar um. “
Hugo Barra, vice-presidente da Xiaomi
A empresa chinesa entrou no mercado dos Smartphones há sensivelmente 3 anos, tendo começado a comercializar telemóveis de marca própria com sistema operativo Android. Deste então, a empresa não tem parado de crescer, tendo-se tornado numa das maiores fabricantes de telemóveis da China.
No entanto, as críticas continuam a chegar vindas do outro lado do mundo, críticas que já apelidam a marca chinesa de “Apple da China”, devido ao facto de o seu último Smartphone ser muito semelhante ao iPhone da Apple. O chefe de design da Appl, Jonathan Ive, é um desses críticos.
“Eu não vejo isso como um elogio, eu só estou a falar nesse problema em geral. Na verdade, eu vejo isso como um roubo. É realmente um roubo e é preguiçoso. E eu não acho que seja uma forma lisonjeira de criar smartphones.”
Jonathan Ive, chefe de Design da Apple
Durante a conferência em Laguna Beach, Barra confessou-se um admirador da gigante de Cupertino, afirmando mesmo que o iPhone 6 é o melhor telemóvel alguma vez construído.
“Eu sou um grande fã da Apple, a Apple é a meca de design do mundo. Eu acho que é fascinante a maneira como a Apple pegou em ideias já existentes e que já eram muito boas, acrescentando o seu toque de inovação, tendo em muitos casos, tornado essas ideias muito melhores. Então, a ideia de construir sobre grandes ideias acrescentando um toque de inovação é o que eles fazem. É o que nós fazemos.”
Hugo Barra, vice-presidente da Xiaomi
As afirmações feitas por Hugo Barra nesta conferência com certeza não caíram muito bem aos responsáveis da gigante americana, mas até acabam por fazer algum sentido.