O X tem tentado encontrar compradores para os nomes de utilizador (os que seguem o @) que recuperou de contas inativas, chegando mesmo a enviar e-mails de solicitação a pedir “uma taxa fixa de 50 mil dólares para iniciar uma compra”.
De acordo com um relatório da Forbes, o X tem uma equipa a trabalhar na criação de um mercado para a compra de nomes fora de uso. Elon Musk anunciou em maio que o X, antigo Twitter, iria começar a eliminar as contas inativas e aludiu a planos para reciclar os nomes de utilizador em desuso.
De acordo com e-mails vistos pela Forbes, o X tem agora um grupo de trabalho chamado “@Handle Team” que está a trabalhar na criação de um mercado para a compra de nomes ligados a contas inativas.
O X alterou a sua política este ano, estipulando que os utilizadores devem iniciar sessão a cada 30 dias para se manterem ativos, arriscando-se a ver as suas contas suspensas ou permanentemente removidas se passarem muito tempo sem iniciar sessão.
Quanto tempo é que um utilizador pode ficar inativo?
Não se sabe ao certo quanto tempo uma pessoa teria de permanecer inativa para ser efetivamente expulsa da plataforma. Depois de a NPR ter abandonado o site na primavera passada, Musk começou a ameaçar reatribuir o seu nome apenas algumas semanas depois.
A partir de agora, obter o nome de utilizador inativo de outro utilizador não parece ser algo que qualquer pessoa possa fazer. O site do X ainda diz que não pode divulgar nomes de utilizador inativos.
No entanto, o relatório da Forbes sugere que a empresa está a estudar a possibilidade de criar um mercado de nomes como mais uma forma de obter dinheiro dos seus utilizadores. A empresa introduziu recentemente dois novos níveis de subscrição para utilizadores pagos – um nível Premium+ e um nível “básico” mais reduzido.
Leia também…