O ano de 2017 ficou marcado pela descoberta de uma falha grave que permite a escuta de comunicações em todas as redes modernas Wi-Fi que usam o “poderoso” protocolo de segurança WPA2.
Batizada de KRACK, esta falha afetou todos os equipamentos que usam a stack de protocolos Wireless e de segurança para acesso à Internet. Recentemente a WiFi Alliance anunciou que o WPA3 que chegará ainda este ano! Vamos conhecer as novidades!
O WPA2 faz uso de mecanismos de autenticação e criptografia, garantindo a confidencialidade, autenticidade e integridade dos dados numa rede wireless. No entanto, em 2017 foi descoberta uma falha que permitia a um atacante “escutar e snifar” as comunicações e assim obter dados confidenciais.
Sem sucessor à vista na altura em que foi descoberta a vulnerabilidade, a WiFi Alliance anunciou agora que já está a trabalhar no WPA 3 e que este novo protocolo de segurança irá trazer vários mecanismos de proteção.
Principais novidades do WPA 3
- Informação nas redes públicas será sempre encriptada
- Proteção ataques de força bruta ao nível da autenticação
- Suporte para usar um smartphone ou um tablet para configurar segurança em dispositivos ioT
- Suite de segurança de 192 bits para proteger redes com requisitos de segurança mais elevados (governo, industrial, etc.)
Depois de definido o WPA 3 pela Wi-Fi Alliance, será a vez das empresas adotarem o novo protocolo em novos produtos, assim como dar suporte a equipamentos mais antigos.
Por agora é fundamental que mantenha os seus equipamentos com o último firmware de modo a garantir a segurança possível.
Via Wi-Fi Alliance