O Snapchat veio mostrar ao mundo e e particular à Internet uma nova forma de partilha de mensagens, efémeras e temporais. O interesse nesta forma de comunicação foi de tal forma grande, em parte pela enorme aceitação que teve, que várias gigantes da Internet e do mundo da tecnologia se apressaram a copiá-la e a apresentar as suas próprias versões.
A chegada de mais uma oferta similar não seria novidade ou motivo de notícia, mas o facto de ser da Microsoft deixou muitos admirados. WindUp é o seu nome e todos podem usá-la nos dispositivos Windows Phone.
São já várias as ofertas similares ao Snapchat que podemos encontrar, muitas delas vindas de empresas que estão no topo da hierarquia da tecnologia. De certeza que reconhecem no Slingshot do Facebook e noutras aplicações os princípios que podem encontrar no Snapchat.
São mensagens instantâneas que ao fim de poucos segundos perdem a validade e são eliminadas de forma permanente, sem possibilidade de recuperação.
Agora a Microsoft resolveu entrar também neste campo e apresentou o WindUp para Windows Phone, onde podemos também encontrar essa capacidade de apenas reter as mensagens de forma temporária.
Todas as funções que temos no Snapchat podem ser encontradas no WindUp, desde a partilha de texto até à partilha de imagens ou de vídeos. Mas o WindUp traz algumas funcionalidades adicionais, como a capacidade de partilhar áudio através das mensagens.
Mas basicamente está tudo presente, da mesma forma como está disponível no Snapchat. Criem a vossa mensagem, definam o seu tempo de vida e enviem-na para os vossos contactos. Expirado esse prazo a mensagem é destruída e desaparecerá para sempre.
É claro que existem diferenças substanciais na imagem da aplicação e que podem ser vistas de imediato, mas no geral o WhatsUp é mais uma versão alternativa do Snapchat.
O WindUp foi criado pela Microsoft Research e pode ser encontrado na loja de aplicações do Windows. Pode ser descarregado de imediato por qualquer utilizador do Windows Phone 8 ou 8.1. Esta é para já uma opção a ter em conta, uma vez que o Snapchat ainda não está presente neste sistema operativo.
Com a ideia generalizada de que a comparação entre o WindUp e o Snapchat é por demais evidente, o chefe da sua equipa veio a público esclarecer que a ideia da Microsoft não é criar um concorrente com as mesmas funcionalidades.
Our goal is to learn how people create, share and converse about content online. The application is designed to enable me and my team to explore patterns of content creation and exchange. It isn’t meant to compete with anyone else’s service, and it isn’t meant for commercial purposes.
Mesmo tendo um propósito diferente, mas tendo as mesmas funcionalidades, o WindUp está disponível e pronto a ser usado por todos os que querem partilhar mensagens de forma rápida e com a certeza de que vão apenas estar disponíveis dento do tempo que definiram.