Os modelos de negócio que estão a ser implementados pelas grandes empresas incluem, para além de um bom sistema operativo e um hardware à altura, uma loja de aplicações recheada e com a capacidade de dar resposta às necessidades dos seus utilizadores.
É impensável actualmente haver smartphones ou tablets sem haver uma store que os alimente e que consiga dar funcionalidades extra a esses equipamentos.
A Microsoft foi a última das grandes empresas a ter a sua Store pronta e funcional, mas agora conseguiu ultrapassar a barreira as 50 mil aplicações disponíveis
A informação dos números agora apresentados não é oficial e nem vem da Microsoft mas sim do site MetroStore Scanner. Este site pesquisa e cataloga as novas aplicações que são colocadas na Store do Windows, prestando um serviço que a Microsoft não tem, a pesquisa Web de aplicações.
Segundo os números apresentados pelo MetroStore Scanner, e que podem ser visíveis no gráfico de crescimento e de disponibilização de aplicações, a loja de aplicações da Microsoft ultrapassou esta barreira no final da passada semana.
O arranque da loja de aplicações foi dado algum tempo antes do lançamento do seu principal e único cliente, o Windows 8, e serviu para que, aquando da sua apresentação, estivesse já bem recheada e com as principais aplicações disponíveis.
Com o sucesso que foi e que está ainda a ser o Windows 8 esta loja de aplicações, dedicada a este sistema operativo e ao seu novo ambiente de trabalho, a ModernUI, apenas pode crescer e tornar-se mais completa, perseguindo as similares e que existem para outros sistemas operativos.
O arranque da loja de aplicações do Windows não foi muito sustentado pois ainda não havia muita (ou nenhuma) procura pelas aplicações que nela constavam. Essa pouca procura levou também a que o desenvolvimento de novas aplicações fosse retardado para após o lançamento do Windows.
Mas assim que o mais recente produto da Microsoft foi posto à venda, secundado pelo tablet também lançado, a loja de aplicações ganhou uma nova vida e as aplicações começaram a encher as encher as prateleiras virtuais desta loja e hoje podemos encontrar aplicações muito interessantes e algumas até indispensáveis.
O gráfico que o site MetroStore Scanner apresenta mostra bem do crescimento que esta store de aplicações teve.
O crescimento e os valores agora apresentados para a loja de aplicações do Windows mostram que este está a seguir o caminho certo para dar aos utilizadores uma plataforma sólida de com aplicações capazes de satisfazer as suas necessidades.
Teve recentemente um abrandamento no número de aplicações lançadas, mas com o passar do mês de Março este número voltou a um ritmo de crescimento sustentado. Relembramos que em meados de Dezembro o seu número rondava as 35 mil.
A Store do Windows está assim a crescer e a tornar-se o ponto central para a disponinbilização de aplicações para todos os que têm instalado o Windows 8 nos seus computadores ou tablets, facilitando a sua pesquisa e dando a garantia de ter passado nas verificações da Microsoft.